Agora MTBastidoresDólar tem maior alta semanal desde 2008 e Ibovespa registra pior desempenho...
BASTIDORES

Dólar tem maior alta semanal desde 2008 e Ibovespa registra pior desempenho em 6 anos

FONTE
VIA

O Ibovespa caiu pelo quinto pregão consecutivo nesta sexta-feira (30) e encerrou a semana com recuo de 18,12%, a maior queda desde março de 2020, durante a pandemia da covid-19. O índice fechou o dia em baixa de 0,75%, aos 167.921,80 pontos. Em outubro, a perda foi de 9,88%, a maior desde junho de 2022.

O movimento foi influenciado pela reprecificação de ações após a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que frustrou expectativas de mudança no governo e de um ajuste fiscal mais robusto. Investidores também acompanharam a saída de capital estrangeiro e preocupações no exterior com investimentos em inteligência artificial e ações de tecnologia. Em Wall Street, o S&P 500 caiu 1,82% nesta sexta-feira.

O dólar também avançou. A moeda fechou a sessão com alta de 1,05%, a R$ 5,4443, e acumulou valorização de 9,04% na semana, a maior desde outubro de 2008, durante a crise financeira global. Em outubro, a alta foi de 5,20%, enquanto o ganho no ano chegou a 0,81%.

A pressão sobre o real foi atribuída às incertezas sobre a política fiscal do próximo governo, à falta de definição sobre o futuro ministro da Fazenda e ao cenário internacional desfavorável. Especialistas apontam que a recuperação da confiança dos investidores depende de sinais mais claros sobre o controle das contas públicas.

Apesar da forte saída de recursos estrangeiros nos primeiros pregões da semana, o saldo de investimentos externos em ações brasileiras permanece positivo em outubro e no acumulado de 2026.

A B3 também informou que, a partir de terça-feira, os horários de negociação serão alterados em razão do fim do horário de verão nos Estados Unidos e em países europeus. O pregão terá duração ampliada em uma hora, com o call de fechamento entre 17h55 e 18h.

Relacionadas

Siga-nos

Mais Lidas