Ainda faltam seis dias para o lançamento do novo carro da Ferrari para a temporada. O jornal espanhol “Marca”, no entanto, publicou um gráfico apresentando as supostas novidades do modelo para a temporada 2013 da Fórmula 1. Segundo a publicação, a Scuderia apostará em um carro de estética mais clássica, mas com algumas mudanças aerodinâmicas mais significativas.
O jornal afirma que o novo carro manterá o bico alto e curto, que facilita a passagem de ar por baixo do carro. Aposta de risco do diretor técnico da escuderia, Pat Fry, a suspensão dianteira do tipo “pull rod”, que reduz o peso do veículo e garante menor arrasto aerodinâmico, continua presente na Ferrari. O sistema, bastante popular nos modelos dos anos 1980, não era utilizado na categoria desde 2001, mas acabou caindo no gosto da equipe de Maranello. A precisão da direção em pista molhada ficou tão evidente no ano passado que há rumores de que McLaren e Mercedes também vão aderir ao conjunto.
Entre as novidades que estão sendo preparadas pelo time de projetistas da Ferrari, o destaque vai para a caixa de câmbio, mais compacta que a do F2012. Apesar das dimensões reduzidas, a nova transmissão deve manter a eficiência do conjunto mecânico. A imprensa italiana também cogita uma nova versão do sistema de duplo DRS, que atua nos dois lados do aerofólio traseiro para proporcionar ganhos em termos de velocidade máxima.