Agora MT Mundo Violino de músico de Titanic foi encontrado em leiloado para britânico por...
MUNDO

Violino de músico de Titanic foi encontrado em leiloado para britânico por 900 mil euros

Da redação com Mundo da Notícia
VIA

Você deve lembrar da famosa cena do filme de Titanic em que a banda de música clássica toca até o final, deixando o navio apenas quando não há mais condições de continuar de pé e acalmando os passageiros. Alguns diziama que seria uma forma chique de morrer na primeira classe. Desta banda, apenas um instrumento foi resgatado: o violino, que foi a leilão e arrematado por 900 mil euros.

Foto original do violino que seria de músico de Titanic
Divulgação

 

O instrumento está rachado, manchado de água e tem apenas duas cordas. Ele pertencia a Wallace Hartley, o violonista oficial dos jantares de primeira classe do Titanic. Pensou-se por anos que o violino tinha sido perdido para o mar quando Hartley e o resto de sua banda se afogou junto com outros 1.500 passageiros na madrugada de 15 de abril de 1912. Mas em 2006, um homem não identificado encontrou o instrumento em uma mala de couro no sótão da casa de sua mãe.

Alguns especialistas duvidaram da sua autenticidade, alegando que o instrumento não poderia ter sobrevivido depois de ser submerso em água do mar por tanto tempo e em tal temperatura de água. Mas historiadores, cientistas e peritos forenses, juntamente com leiloeiros de objetos do Titanic, o filho de Henry Aldridge e biógrafo do músico analisaram o objeto por sete anos. Pesquisaram bastante a história por trás dele antes de declarar que era mesmo um instrumento original e esteve à bordo do Titanic.

Os avaliadores contaram que o músico tinha amarrado o instrumento a seu peito em uma bolsa de couro e este tinha sido devolvido a sua noiva, Maria Robinson antes dela ser transferida para o Exército da Salvação. De lá, ele foi dado a um professor de violino, que por sua vez deu a mãe do vendedor, uma música amadora.

Divulgação
Divulgação

Ele foi comprado por um colecionador britânico de objetos do Titanic. O valor total do objeto com impostos e papel de certificação de autenticidade foi de 1.100.000 euros. O recorde anterior de uma peça do navio era de 220.000 mil.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas