FOTO: arquivo AGORAMT

Mil e seiscentos postos de saúde do Estado estarão de plantão hoje, das 8h às 17h, para imunizar crianças de 0 a 5 anos contra a poliomielite, uma doença que pode provocar a paralisia. A primeira dose da vacina será aplicada por meio de gotinha e a meta é atingir as 244.666 crianças da faixa etária em Mato Grosso. As duas maiores cidades, Cuiabá e Várzea Grande, terão movimentação de técnicos da saúde para incentivar a ida dos pais aos postos de saúde e do personagem Zé Gotinha como forma de sensibilizar as crianças.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) trabalha com a meta de cobertura de no mínimo 95% do público-alvo. No ano passado, Mato Grosso alcançou o percentual de 98,11% de cobertura vacinal na 1ª etapa.

Leia também:  Mostra Kasa e Construção 2017 será realizada nos dias 25, 26 e 27 em Rondonópolis

A doença está erradicada desde 1989 no país, quando 3.617 casos foram registrados, mas o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Juliano Silva Melo, diz ser necessário manter o padrão de imunização para evitar a volta da doença. Ele explica que os pais devem ficar atentos às datas e procurar ir o mais cedo aos postos de saúde com os filhos. A intensificação é realizada no sábado principalmente por ser um dia de mais aderência à campanha.

Ao todo, 350 mil vacinas foram distribuídas no Estado. Na Capital, a meta é imunizar 43.205 crianças de 0 até 5 anos, em Várzea Grande 21.526, e em Rondonópolis outras 15.786. Nas cidades com maior número de população Juliano diz haver uma menor cobertura de vacinação devido à baixa penetração dos Programas de Saúde da Família (PSFs). A visita de agentes de saúde é importante para disseminar a necessidade da vacina.

Leia também:  Grande Susto | Mulher capota veículo na Vila Goulart em Rondonópolis

Em Cuiabá, por exemplo, a cobertura do serviço é de menos de 30%, o que torna mais importante a ida dos pais com os filhos aos postos de saúde.

Esta é a primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite. Ela iniciou na segunda-feira (13) e segue até o dia 22 de julho com lema “Siga o Zé Gotinha e proteja a saúde das crianças”.

Na primeira semana foram imunizadas 2.686 crianças, número que deve ser elevado consideravelmente com o dia D realizado hoje em todas as cidades brasileiras.

A imunização é composta por 2 doses da vacina e a segunda etapa está marcada para iniciar no dia 13 de agosto. Nesta fase, também serão inclusas as vacinas contra o sarampo, rubéola e caxumba. Os pais devem levar sempre a carteira de vacinação da criança.

Leia também:  Apostador de Cuiabá ganha sozinho quase R$ 2 milhões em sorteio do LotoFácil

Do total de 244.666 crianças de 0 a 5 anos, 48.468 estão abaixo de 1 ano e 196.198 possuem de 1 a 4 anos e 11 meses. No ano passado, o Estado alcançou o percentual de 98,11% da cobertura de vacinas na primeira etapa da campanha.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.