Equipe de técnicos em enfermagem do SAMU. Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

Os técnicos de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) receberam durante dois anos o curso de qualificação que enfatiza o atendimento pré-hospitalar. O curso ministrado para os 24 profissionais terminou nesta quarta-feira (30/11), com aulas práticas e teóricas.

O coordenador do SAMU, Adriangelo Magalhães, disse que o curso é uma forma de reciclagem onde aprenderam técnicas novas e modernas para o atendimento pré-hospitalar, exigido em casos de emergência.

Andrezza Isabel Veloso, uma das alunas e que trabalha no SAMU há sete anos, disse que esse tipo de preparo é muito proveitoso, pois por mais que os profissionais sejam formados o curso foi mais especifico e aprofundado. “Aprendemos em dois anos o que foi ministrado em uma disciplina na academia. Além de ser um ensinamento mais aprofundado também aprendemos técnicas modernas que colaboram muito nos atendimentos que prestamos”.

Leia também:  Atuante

A professora Marilene Hiller explicou que o curso é oferecido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz que visa padronizar a linguagem nos procedimento dos SAMUs em todo o país e ressaltou que os primeiro atendimentos podem ser o diferencial na sobrevida do paciente.

Para o próximo ano os médico e enfermeiros do SAMU também passarão por curso semelhante ao ministrado para os técnicos em enfermagem.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.