A escritora Ana Maria Machado tomará posse como presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), em cerimônia a ser realizada no salão nobre do Petit Trianon, nesta quinta-feira (15), na sede da ABL, no Rio de Janeiro.

A Acadêmica é a segunda mulher a assumir o cargo nos 114 anos de fundação da instituição – a primeira foi Nélida Piñon, eleita em 1997, ano do centenário da Casa.

Ana substituirá o acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, que ocupou o cargo nos biênios 2006-2007 e 2010-2011. Ela foi eleita, por unanimidade, na última quinta-feira (8).

Considerada pela crítica como uma das mais completas e versáteis escritoras brasileiras contemporâneas, ocupa, desde 2003, a Cadeira numero 1 da ABL. Ana ganhou em 2001 o mais importante prêmio literário nacional — o Machado de Assis, outorgado pela ABL, pelo conjunto de sua obra como romancista, ensaísta e autora de livros infanto-juvenis.

Leia também:  Sandy Mariany | "A música mudou minha vida e foi assim desde o início"

Como jornalista, trabalhou em Paris e Londres, além de muitos jornais e revistas. Seus livros venderam quase 19 milhões de exemplares e são constantemente objetos de teses universitárias — inclusive fora do país.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.