A ação encerra as atividades de 2011. Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

Proporcionar momento de confraternização, esse foi um dos objetivos da comemoração de natal realizada hoje (02/12) no Centro de Especialidades, Apoio e Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas, que recebeu portadores da Diabetes Mellitus ou tipo 1. A ação encerra as atividades de 2011.

A médica responsável pelo programa, Deolinda Muniz, esclareceu que mensalmente é feita reuniões com pacientes, cerca de 70 pessoas divididas em três grupos, para dar orientações de como lidar com a doença, além de ser uma oportunidade de trocar experiências e ver que podem ter uma vida normal, apesar das limitações.

Deolinda explicou que a Diabetes tipo 1 é a mais grave e aguda, pois o portador da doença necessita aplicar varias vezes por dia injeções de insulina e fazer exame do teor de glicose no sangue. “O cuidado de quem possui a doença deve ser redobrado, muitas vezes o paciente se sente excluído devido às limitações, em relação as demais pessoas”, explicou.

Leia também:  Confira os horários e locais de missas no feriado de Finados

De acordo com a médica, a doença é uma deficiência genética que pode surgir a qualquer momento, independente se há casos na família, e num prazo de semanas o portador da doença pode emagrecer muito, entrar em coma e morrer, diferente dos demais tipos da doença.

Selma Gonçalves do Nascimento, disse que há um ano foi diagnosticado a doença no filho e o programa tem contribuído para que a família saiba como lidar com a doença, principalmente  para a criança que já tem consciência de que não pode comer nenhum tipo de doce. “Aqui além de aprender com os médicos, meu filho também faz amigos, troca informações sobre os remédios e principalmente percebe que pode ser uma criança normal, apesar das limitações”, comentou a mãe do paciente de apenas nove anos.

Leia também:  Dia de Finados | Rondonopolitanos lotam cemitérios para prestar homenagens
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.