A equipe do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, em Cáceres recebeu, nesta quarta-feira (14/12) o prêmio nacional Medalha Paulo Freire 2011 pelo projeto PROEJA FIC. A cerimonia foi realizada na Universidade Federal da Paraíba-UFPB, em João Pessoa-PB, pelo Ministério da Educação.

Os coordenadores do PROEJA FIC, professores Inez Deliberaes e Eliel Regis, destacaram a experiência educacional que vem sendo desenvolvida no município de Cáceres, tanto na sede com a comunidade que vive da pesca, como na Vila Aparecida. E mostrou que é possível garantir o direito à educação pública e de boa qualidade a todos.

O prêmio mostra que foram dados importantes passos, mas ao mesmo tempo, reforça as necessidades de enfrentamento de tantos problemas que ainda persistem, desde a necessidade de iluminação eficiente das salas de aula até a discussão permanente em busca do modelo libertador e democrático de educação, integrando a formação profissional à formação escolar, proposta defendida por Paulo Freire e reforçada por Moacir Gadotti, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavata e tantos outros pesquisadores contemporâneos da Educação.

Leia também:  Cuiabá é eleita a capital mais transparente do Brasil

Nesta sexta-feira (16/12), acontecerá o lançamento oficial do vídeo documentário sobre o PROEJA FIC Cáceres. É uma apresentação do projeto e, do ponto de vista das/os educandas/os, o que significa para uns o retorno à escola e para outros a oportunidade de estudar pela primeira vez, numa perspectiva de emancipação.

O evento de lançamento do vídeo será às 19 horas no ginásio de esporte do IFMT Campus Cáceres, será aberto à comunidade cacerense e contará com a participação de educadores, estudantes e autoridades locais.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.