Reunião para apresentação do calendário escolar. Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

A secretária Municipal de Educação, Marilda Rufino, apresentou na manhã desta quarta-feira (25/01) o calendário do ano letivo para os diretores das escolas municipais.

Marilda explicou que apesar das aulas iniciarem no dia 05 de março os alunos e professores não serão penalizados. Contudo para cumprir a carga horária o recesso no meio do ano será de apenas uma semana e também será necessária a reposição de quatro sábados letivos e o não prolongado os feriados que ocorrem no meio da semana.

Os motivos do atraso no início das aulas se dão por conta da falta de servidores para preencher o quadro de funcionários das unidades de educação e a realização de obras em algumas creches e escolas.

Leia também:  Campanha da LBV arrecada doações de alimentos não perecíveis

De acordo com alguns diretores há unidades que precisam de até 15 servidores para que o ano letivo possa ter início, contudo a secretária explicou que a demora na convocação dos servidores e a realização do processo seletivo demorou em razão de falha na comunicação entre o legislativo e o executivo, pois não existia um direcionamento de como seria o processo seletivo, tendo em vista os impedimentos do Tribunal de Contas, principalmente por ser um ano eleitoral.

Rufino afirmou que no próximo dia 01 de março serão realizadas as convocações necessárias para preencher as vagas existentes e no dia seguinte a capacitação dos novos servidores.

A secretária explicou que não poderia iniciar as aulas sem o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público e não há possibilidade de realizar as adequações com as crianças nas escolas e também não seria viável iniciar as aulas e deixar algumas unidades para trás.

Leia também:  Hoje é o último dia para conferir a mostra de artes visuais “SimplesMentes”

Durante a reunião foi comunicado os diretores que entre os dias 27 de fevereiro e 02 de março ocorrerá a semana pedagógica na rede de educação. Em relação ao calendário escolar Marilda acredita que os diretores aceitaram a proposta e está aberta para diálogo.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.