Agora MT Mundo Escândalo na Nigéria faz crianças contaminadas por chumbo ficarem sem tratamento
DRAMA AFRICANO

Escândalo na Nigéria faz crianças contaminadas por chumbo ficarem sem tratamento

De acordo com médicos, é impossível crianças ficarem vivas se continuarem em casas contaminadas

Fonte: Da redação com Agência Brasil
VIA

Na Nigéria (África), pelo menos 1,5 mil crianças contaminadas por chumbo estão sem tratamento médico, depois de deflagrado um escândalo no país. A organização não governamental (ONG) Médicos sem Fronteiras informou que, sem o tratamento médico, as crianças poderão sofrer lesões cerebrais graves e até mesmo morrer. De acordo com os médicos, é impossível que as crianças fiquem vivas, se continuarem morando em casas contaminadas.

A contaminação por chumbo se concentra na aldeia de Bajega, no estado de Zamfara. No local, há extração ilegal de ouro em minas artesanais. Ao levarem para casa o metal bruto, os pais acabam transportando também elevados níveis de chumbo. O material costuma ser deixado em cima das esteiras, nas quais dormem as famílias.

Estudos mostram que 4 mil crianças foram expostas ao chumbo. Desse total, 2,5 mil deveriam ser submetidas a tratamento. O chefe da missão da ONG Médico sem Fronteiras na Nigéria, Ivan Gayton, disse estar preocupado com a situação das crianças.

No país, a exploração mineira ilegal de ouro é mais lucrativa do que a agricultura para as comunidades mais pobres. Em janeiro do ano passado, um relatório da Médicos sem Fronteiras concluiu que algumas aldeias já descontaminadas revelavam, novamente, vestígios de chumbo e mercúrio porque os moradores retomaram a exploração das minas sem precauções.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas