Apesar da existência de uma lei municipal que regulamenta a coleta seletiva de lixo no município, o secretário Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Almir Araújo, observou que infelizmente no momento a aplicação do projeto é inviável, apesar de ser importante.

Almir argumentou que existem alguns empecilhos para a realização do processo, além da questão financeira, pois será necessário criar várias equipes de coleta, em dias distintos para esses recolhimentos específicos.

Além da questão das equipes e carros é necessário dar uma destinação final para cada tido de resíduo, pois não teria sentido acumulá-los em um mesmo local. “Assim como já acontece com os pneus, que são entregues para a cooperativa dar destinação final, temos que articular a destinação adequada para cada tipo de resíduo”.

Leia também:  Rua Otávio Pitaluga será bloqueada nos dias 27 e 28 para obras

Outra questão pontuada por Almir é a necessidade de prestar orientações aos moradores da cidade quanto a forma correta de selecionar o lixo, pois o processo não é tão simples quanto muitos pensam e antes de fazer o investimento é necessário que a população esteja preparada para que o projeto possa ser executado.

Apesar da inviabilidade imediata para o processo de coleta seletiva do lixo, Almir não descarta a possibilidade de realizar um teste em alguns bairros da cidade para que no futuro toda a cidade possa ser atendida.

O secretário defende que apesar de forma tímida algumas pessoas têm praticado a seleção dos lixos e encaminhado à pontos apropriados para reciclagem e seria importante que esse tipo de conscientização seja mais difundido na cidade.

Leia também:  269 vagas de empregos para Rondonópolis (05/06)

O site AGORA MT realizou a duas semanas atrás uma enquete com a seguinte pergunta “se o munícipio implantasse a coleta seletiva você estaria disposto a separar o lixo de sua casa? “, 93% das pessoas que responderam afirmaram que ‘sim’.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.