Agora MT Cidades Cuiabá Deputado Wellington discute produção e comércio da carne no Centro Oeste
CUIABá

Deputado Wellington discute produção e comércio da carne no Centro Oeste

Fonte: Da redação com assessoria
VIA

Imagem: welligton Deputado Wellington discute produção e comércio da carne no Centro OesteA Frente Nacional da Pecuária (Fenapec) realizou nesta segunda-feira (09), em Cuiabá, o 2º Encontro Nacional da Pecuária de Corte, com o tema Construindo a Agenda Positiva da Carne. O objetivo do encontro foi coletar informações e criar um espaço para o debate da pecuária nacional a fim de trazer melhorias para o setor.

O encontro que reuniu representantes da cadeia produtiva da carne, pecuaristas, donos de frigoríficos e representantes do setor varejista que apresentaram as dificuldades e as demandas do comércio de carne, discutindo ainda a consolidação do mercado brasileiro e a regulamentação e métrica de acompanhamento do abate.

De acordo com o presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernardes, o importante neste momento é definir as prioridades e apresentar as demandas aos órgãos que possam efetivamente colaborar para a solução destes problemas.

Entre as dificuldades apontadas estão à incidência de impostos sobre a pecuária e o comércio com a tributação da cadeia produtiva, o PIS e Cofins no varejo e as alíquotas sobre o ICMS estadual que são os principais responsáveis pelo comprometimento da renda.

O representante da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Alexandre Seabra, ressaltou que no final de 2009 os pecuaristas e frigoríficos foram isentos da taxa de PIS e COFINS e que isso onerou a ponta da cadeia que teve um aumento de custos de 7 a 8%, revelando ainda que neste mesmo período o abate clandestino teve um aumento de 40% no País.

Outros destaques do encontro ficaram por conta da nova realidade do mercado com a necessidade da realização de novas estratégias para o segmento e a organização do setor.

O pecuarista Luciomar Machado de Pontes e Lacerda afirmou que o setor precisa se modernizar e trabalhar com novas tecnologias diminuindo a distância entre produtores e frigoríficos, apresentando ainda propostas concretas como maior transparência no peso, definição de um padrão de carcaça e parcerias mais abrangentes.

O deputado federal Wellington Fagundes comentou que a discussão é de extrema importância para o desenvolvimento do país e que estará junto da bancada federal para levar o assunto ao Congresso Nacional.

O 1º Encontro foi realizado em Campo Grande e serviu ao propósito de colocar o assunto na agenda política e econômica do País. Já o 3º encontro está agendado para agosto na cidade de Presidente Prudente interior de São Paulo e deverá trazer os custos de produção do setor.

Relacionadas

Votação do projeto que recria Dpvat fica para o dia 07 de maio

Um pedido de vista coletivo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou para a próxima terça-feira (07) a votação do projeto...

Mãe denuncia creche por maus-tratos após encontrar hematomas no corpo da filha de um ano e dois meses

A mãe de uma criança de um ano e dois meses denunciou que a filha sofreu maus-tratos enquanto estava em uma creche municipal, na...

Mauro Mendes propõe envio de R$ 50 milhões para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul

O governador Mauro Mendes vai propor a liberação de repasse emergencial de R$ 50 milhões ao estado do Rio Grande do Sul, após a...

Justiça extingue ação que pré-candidato a prefeito movia contra servidor municipal após discussão na Unemat

O processo por injúria e difamação movido pelo deputado e pré-candidato a prefeito de Rondonópolis Thiago Silva (MDB) contra o servidor municipal Alcimar Borges,...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas