O Governo do Estado empossa nesta quinta-feira (19) 68 Delegados da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. A cerimônia inicia às 14 horas, no Auditório Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, com a presença do governador Silval Barbosa e do secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho.

Com o ingresso dos novos delegados ao quadro policial, a Polícia Judiciária Civil passa a contar com 250 delegados. Atualmente, a instituição trabalha com 182 delegados na ativa, distribuídos nas unidades policiais da capital e interior de Mato Grosso.

De acordo com o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, todos os novos delegados serão lotados nas delegacias do interior do Estado, exceto aqueles resguardados por lei. “Com a entrada desses novos delegados teremos um salto nas investigações e ânimos renovados. Hoje, muitas localidades estão sem delegados e muitos acumulam funções em vários municípios. Queremos amenizar essa situação”, afirmou o delegado geral.

Leia também:  Armas e animais silvestres recém-abatidos são apreendidos

Na sexta-feira (20.07), os delegados participam de aula inaugural, do curso de formação técnico-profissional da Academia da Polícia Judiciária, às 08 horas, na Acadepol, localizada na Avenida Coronel Meirelles, s/n, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá.

A direção da Acadepol preparou uma demonstração do aparato policial, com uso do helicóptero da Companhia Integrada de Operações Aéreas (CIOPaer), cães adestrados da Delegacia Especializada de Entorpecentes, demonstração de armamento e adentramento tático, por policiais da Gerência de Operações Especiais (GOE). Os policiais vão simular uma operação com acompanhamento tático, descida de rapel, abordagem tática e busca veicular com cães farejadores e uma vigilância do serviço de inteligência.

Em seguida, o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, ministra palestra aos novos policiais e após, o delegado geral, Anderson Garcia, vai apresentar a estrutura da Polícia Civil e as novas diretrizes da instituição.

Leia também:  Governo do Estado inaugura escola militar em Juara

Os delegados de polícia foram nomeados no Diário Oficial Eletrônico, do dia 28 de junho. Em 19 de abril, 120 candidatos foram homologados no concurso para delegado, sendo 115 aprovados na ampla concorrência e cinco PNE.

Os empossados deverão comparecer ao local com uma hora de antecedência para assinatura do livro de posse. O traje dos empossados é o passeio completo.

 

Atribuições do cargo

 

Entre as atribuições do cargo de delegado de polícia está dirigir, coordenar, supervisionar, fiscalizar e controlar as atividades administrativas, logísticas e operacionais da unidade de sua direção; cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as funções institucionais de Polícia Judiciária Civil; instaurar e presidir inquéritos policiais, termos circunstanciados e outros procedimentos policiais, administrativos e disciplinares, no âmbito de sua competência; planejar, dirigir e coordenar, com base na estatística policial, as operações no combate efetivo à criminalidade, na área de sua competência; exercer os poderes discricionários, afetos à Polícia Judiciária Civil, que tenham como objetivo proteger os direitos inerentes à pessoa humana e resguardar a segurança pública; praticar todos os atos de Polícia Judiciária Civil, na esfera de sua competência, visando à diminuição da criminalidade e da violência; promover diligências, requisitar informações e documentos às entidades públicas e privadas, necessários à instrução do inquérito policial ou a outros procedimentos decorrentes das funções institucionais da Polícia Judiciária Civil; requisitar a realização de exames periciais e complementares, destinados a colher e resguardar indícios ou provas da ocorrência de infrações penais; representar à autoridade judiciária competente pela decretação de prisão e medidas cautelares e pela concessão de mandados de busca e apreensão; exercer outras funções definidas em lei ou regulamento.

Leia também:  Foi roubar casa de PM e acabou morto
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.