Os organizadores estimam que mais de 500 pessoas foram imunizadas. Foto AGORA MT

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (27) uma ação da Praça Brasil para comemorar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, onde os presentes receberam a primeira dose da vacina e orientação sobre a doença.

A chefe do setor de vigilância epidemiológica, Márcia Ávila, afirmou que a ação teve resultado positivo e estima que mais de 500 pessoas receberam a primeira dose da vacina. Durante a semana os trabalhos de alerta sobre a doença, vacinação e busca ativa de paciente serão realizados no Postos de Saúde Familiar (PSF) e Centros de Saúde.

Ávila ressaltou que a hepatite é uma doença silenciosa e segue os mesmo procedimentos e atenção dedicada ao tratamento e prevenção contra a AIDS, em razão da gravidade da doença, principalmente do tipo B.

Leia também:  Mostra Kasa e Construção 2017 será realizada nos dias 25, 26 e 27 em Rondonópolis

Dos 8.382 exames de hepatite realizados em 2011, foram confirmados 629 casos na região assistida pelo município, sendo que 137 são de moradores de Rondonópolis. Dessas notificações 69% são referentes a Hepatite B.

Márcia frisou que é de suma importância que as pessoas recebam as outras duas doses de vacina contra a hepatite para que a imunização possa ter o resultado efetivo.

Neste sábado (28) também é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, apesar de não ser uma doença é sim facilitador para desenvolvimento de outros males, como infarto e problemas cardíacos, o problema também será abordado nas unidades de saúde.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.