Os organizadores estimam que mais de 500 pessoas foram imunizadas. Foto AGORA MT

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (27) uma ação da Praça Brasil para comemorar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, onde os presentes receberam a primeira dose da vacina e orientação sobre a doença.

A chefe do setor de vigilância epidemiológica, Márcia Ávila, afirmou que a ação teve resultado positivo e estima que mais de 500 pessoas receberam a primeira dose da vacina. Durante a semana os trabalhos de alerta sobre a doença, vacinação e busca ativa de paciente serão realizados no Postos de Saúde Familiar (PSF) e Centros de Saúde.

Ávila ressaltou que a hepatite é uma doença silenciosa e segue os mesmo procedimentos e atenção dedicada ao tratamento e prevenção contra a AIDS, em razão da gravidade da doença, principalmente do tipo B.

Leia também:  Bazar do Dia Bom acontece neste sábado (29)

Dos 8.382 exames de hepatite realizados em 2011, foram confirmados 629 casos na região assistida pelo município, sendo que 137 são de moradores de Rondonópolis. Dessas notificações 69% são referentes a Hepatite B.

Márcia frisou que é de suma importância que as pessoas recebam as outras duas doses de vacina contra a hepatite para que a imunização possa ter o resultado efetivo.

Neste sábado (28) também é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, apesar de não ser uma doença é sim facilitador para desenvolvimento de outros males, como infarto e problemas cardíacos, o problema também será abordado nas unidades de saúde.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.