Gerente de Departamento de Cultura, Sandra Turcato e a técnica em assuntos culturais, Lucinete Rodrigues – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Rondonópolis agora faz parte do Sistema Nacional de Cultura. O acordo foi publicado no Diário Oficial da União em 25 de julho, com o número 143, que inclui o munícipio no sistema do Ministério de Cultura. Esse é mais um passo no processo para que Rondonópolis ganhe a implantação da Secretaria de Cultura.

Segundo a gerente de Departamento de Cultura, Sandra Turcato, o prefeito Ananias havia assinado o acordo de cooperação em 16 de julho para que a cidade pudesse fazer parte das ações nacionais. “Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer conseguiu viabilizar toda a documentação e preencher os quesitos e as normas que precisávamos para que houvesse essa inclusão. Todo o processo vem sendo realizado pela Secretaria do município em parceria com a sociedade civil e Conselho de Cultura”, fala.

Leia também:  2ª Festa Cultural Nordestina acontece amanhã (06) em Rondonópolis

Sandra afirma que muito antes da publicação, a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer já vinha realizando trabalhos no setor de Cultura. “Fizemos oito reuniões setoriais, além do 1º Fórum de Planejamento da Cultura de Rondonópolis e o 1º Fórum Regional de Planejamento da Cultura de Mato Grosso para que houvesse o diagnóstico das setoriais de cultura na cidade”, fala.

A técnica em assuntos culturais Lucinete Rodrigues vai fazer a mediação entre a Secretaria e o Ministério de Cultura. De acordo com ela foi possível perceber nos Fóruns que há uma grande ansiedade por parte dos representantes setoriais para que haja esse avanço no setor de cultura no munícipio.

“O primeiro passo foi dado, agora vamos continuar trabalhando na elaboração do planejamento, respeitando sempre as orientações que virão do Ministério de Cultura, que fica em Brasília”, diz. Segundo Lucinete já está sendo elaborada a minuta do Sistema Municipal de Cultura contando com a parceria do Conselho Municipal.

Leia também:  '29º Anuncia-me' e '11º Anuncia-me aos Pequeninos' acontece em Rondonópolis
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.