Montadoras de automóveis podem ser obrigadas a instalar desembaçadores de vidros traseiros em todos os veículos vendidos no país, de acordo com o Projeto de Lei (4973/09), de autoria do deputado federal Wellington Fagundes, que tramita na Câmara dos Deputados.

Fagundes argumenta que o desembaçador traseiro é item de segurança e precisa estar entre os acessórios obrigatórios. “O motorista tem a visibilidade prejudicada pela diferença de temperatura entre o interior do veículo e o ambiente externo. Isso provoca o embaçamento nos vidros do automóvel e muitas vezes acidentes.”, explica.

De acordo com o texto do projeto, no período chuvoso ou mesmo nas noites com neblina os motoristas dos chamados “carros populares” têm grande dificuldade para dirigir, exatamente porque as montadoras entregam esses veículos sem qualquer tipo de equipamento para desembaçar os vidros traseiros.

Leia também:  Juíza determina multa de R$ 50 mil para quem acampar em depoimento de Lula

Segundo o autor do projeto, hoje, somente os veículos mais caros saem das fábricas com o item instalado. “Toda a tecnologia disponível deverá ser disseminada para não permitir que a sociedade seja vítima de recorrentes acidentes de trânsito que podem ser evitados sem muitos custos”, ressalta.
Tramitação 
O projeto tramita na Comissão de Viação e Transportes em caráter conclusivo, ou seja, sem a necessidade de ser votado em plenário.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.