Apresentação das propostas do debate sobre Arqueologia, Turismo e Museu. Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

“Arqueologia, Turismo e Museu: Um Estudo Para Ferronorte no Trecho Itiquira-Rondonopolis” este é o tema da mesa de discussões promovida pela Rede de Educadores em Museus e Patrimônio do Mato Grosso (Remp). O evento acontece nesta terça (04) e quarta-feira (05) na Biblioteca Municipal de Rachid J. Mamed.

A doutora Jocenaide Rosseto, representante da Remp, explicou o evento tem como finalidade fomentar os estudos e pesquisas arqueológicas da região, a partir das pesquisas feitas pela Zanettini Arqueologia no contorno da Ferronorte, no trajeto Itiquira à Rondonópolis, para potencializar os trabalhos dos museus e do turismo local.

Arqueóloga doutora Louise Prado Alfonso, representante da Zanettini Arqueologia, relatou que foi realizado um trabalho de arqueologia preventiva e com base nos levantamentos feitos inserir, por meio dos museus, a valorização patrimonial da região, não somente predial, mas também de comunidades rurais e indígenas que são partes integrantes da marca deixada na história e arqueologia local.

Leia também:  'Mutirão de Negociação Fiscal' é realizado em Rondonópolis

Louise observou que o trabalho de pesquisa arqueológica foi solicitado pela All Ferronorte como parte do projeto de Educação Patrimonial que tem três objetivos: a museologia, o turismo arqueológico e a educação em sala de aula. A rodada de discussões é uma forma de disseminar essas propostas.

O evento também contou com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura e Cia Ambiental.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.