Os casos de dengue em Mato Grosso chegam ao número de 37.635 mil apenas neste ano, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT). Desses, 122 foram notificados como graves e 19 pessoas morreram.
Ainda de acordo com a SES, das mortes citadas, 15 foram confirmadas por dengue e quatro continuam em investigação. Os dados se referem ao período de 1º de janeiro a 27 de setembro de 2012. Em Cuiabá, a secretaria registrou 10.460 casos de dengue, sendo 55 graves. Em Várzea Grande, região metropolitana da capital, foram notificados 2.950 casos, sendo 19 graves.

Interior
Em Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, a notificação chega a 5.146 casos, 10 graves. No município de Rondonópolis, a 218 km da capital, a notificação é de 1.290 casos da doença, sendo três graves.

Leia também:  Sinfra avança com obra da trincheira e iniciará desvios dia 6 de junho

Já no ano passado, as notificações de casos de dengue em Mato Grosso, de 1º de janeiro a 27 de setembro, foram de 8.531 casos, sendo que Cuiabá notificou 1.127; Várzea Grande, 314 casos; Sinop, 1.705 casos; e Rondonópolis, 275 casos.

Mortes
As cidades que registraram mortes foram Cuiabá (cinco mortes confirmadas), Sinop (três confirmadas), Aripuanã (uma confirmada), Sorriso (uma confirmada), Tangará da Serra (uma confirmada), Nortelândia (uma confirmada), Campo Novo dos Parecis (uma morte em investigação), Jaciara (uma confirmada), Várzea Grande duas mortes (sendo uma confirmada e uma em investigação), Vila Bela da Santíssima Trindade (uma em investigação), Planalto da Serra (uma em investigação) e Colíder (uma confirmada).

Leia também:  Detran iniciou primeira turma de Pilotagem Segura a motociclistas na Capital

A SES orienta que a população deixe caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando com escova e sabão semanalmente.

Também é necessário remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes. Todos os objetos que possam acumular água, como potes, latas e garrafas vazias, devem ser jogados no lixo.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.