Foto: reprodução

Cerca de duas mil pessoas entre jovens, adultos e menores aprendizes devem ser capacitadas e qualificadas por meio dos diversos cursos oferecidos pelo Departamento de Políticas do Trabalho da Secretaria de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis, em 2012. Os levantamentos do Núcleo de Geração de Emprego e Renda mostram que 884 alunos foram beneficiados com os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec e da Copa em Ação do governo estadual, no primeiro semestre deste ano.

A gerente do núcleo, Neuly Paiva Borotta atesta que inúmeros participantes já conquistaram espaço no mercado de trabalho. “Muitos deles arrumaram emprego e outros utilizam os conhecimentos adquiridos para empreender em pequenos negócios e incrementar a renda familiar”, comenta. Ela cita o exemplo de uma jovem que foi contratada pela Santa Casa de Misericórdia e Maternidade depois de participar do Curso de Atendimento de Balcão e outra que passou a atender em domicílio como manicura.

Leia também:  Cáritas Diocesana realiza projeto: 75 anos em defesa da vida

Os cursos oferecidos pela própria Secretaria qualificaram menores aprendizes do Programa Projovem nas diversas comunidades, nos primeiros seis meses do ano. A demanda aumentou em cerca de 60% nesse período. A previsão é qualificar mais 800 pessoas em parceria com o Pronatec e outras 300 pelo Programa Copa em Ação até o mês de dezembro.

Com esta projeção o programa de cursos da prefeitura deve atingir uma das melhores marcas neste ano. As estatísticas apresentadas comparam que em 2009 a equipe de instrutores coordenada por Neuly Borotta qualificou 1.606 pessoas. Em 2010 foram atendidas 2.060 jovens e mulheres e em 2011 o benefício chegou a 1.110 pessoas.

Os cursos oferecidos em parceria com o Pronatec continuam acontecendo paralelos aos tradicionais que são oferecidos pela Promoção Social. Neste mês cinco turmas participam dos cursos de Manicura, Auxiliar de Cabeleireiro, Bordado a Máquina, Macramê e Crochê.

Leia também:  Procon fiscaliza Postos de Combustíveis em Rondonópolis

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.