Foto: assessoria

Conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama é o objetivo principal do evento ‘Outubro Rosa’. Neste mês todas as unidades do Programa de Saúde da Família – PSF de Rondonópolis desenvolvem atividades para incentivar a procura pelo atendimento médico especializado. No Jardim Europa, o dia “D”, 27 de outubro, vai ser marcado por consultas médicas com a realização de exames como colo uterino e de prevenção ao câncer de mama, além de palestras e sorteio de brindes.

O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. Todos os meses aproximadamente 40 mulheres são atendidas e fazem os exames preventivos na unidade do Jardim Europa. Para a coordenadora da unidade, Agda Ramalho, a proposta é aumentar ainda mais esse número.

Leia também:  Tráfego da BR-364 deve ser interrompido nesta quinta-feira (24) em Rondonópolis

“Vamos disponibilizar o atendimento médico diferenciado a essa população das 8 às 17 horas no dia 27 de outubro. Mas todos os dias as unidades estão com profissionais qualificados para fazer os exames preventivos e se constatado algo mais sério, encaminhar a paciente para o exame de mamografia”, completa Agda Ramalho.

Dados

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2012 houve um aumento de 16% na quantidade de exames feitos, passando de 1.839.411 para 2.139.238 em todo o país. Na faixa prioritária, que vai dos 50 aos 69 anos, o aumento foi 21%.

História

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Leia também:  Correios devem entrar de greve e serviços de banco postal serão encerrados
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.