Uma visão sobre a importância, e a vida, de um professor, por um educador.

 Professor eu sou todos os dias. Porém, o ser professor em sua literalidade, eu pratico pouco em sala de aula.

Na aula eu tento dividir em categorias: o cômico, o amigo, o professor, o psicólogo. No entanto, tudo isso é levado em seriedade, responsabilidade e liderança, para que a liberdade não vire libertinagem.

Estamos na fase em que a Educação Libertadora encontra-se em seu ápice, onde o aluno, como receptor de conhecimento, participa ativa e mutuamente do ensino. Isso, certamente, provém de uma mudança pedagógica-educativa em nosso país; de um Brasil que tem fortemente formado cidadãos de opiniões firmes, o que tem reconstruído um Brasil diferente de um modo geral.

Por outro lado, o que vemos é o descaso e a falta de respeito que nós, professores, sofremos.

Leia também:  Cuidados odontológicos em pacientes oncológicos

A desvalorização em qualquer âmbito profissional nos leva a crer que não somos importantes e que não fazemos parte da sociedade de certa forma.

Qualquer profissão que conduz à ética, como um dos principais valores a ser seguido, deve ser respeitada e valorizada a fim de que haja mais profissionais habilitados, motivados e imbuídos a exercerem seu papel com excelência, e tornarem-se, deste modo, cidadãos mais dignos.

Quão satisfatório e motivador é levantar todos os dias para ir trabalhar com orgulho; um orgulho inexprimível, um orgulho que quando perguntado o que significa ser professor e não encontrar palavras para denotar. Um orgulho de saber que faço a diferença na vida das pessoas, o que é muito gratificante.

Isso é uma prova que aquilo que eu faço (a paixão que tenho em ensinar), está sendo levado a sério, e está alcançando o coração das pessoas com a mensagem que eu quero transmitir.

Leia também:  República dos grampos ilegais, CPI dos grampos já!!!

Ver o brilho dos olhos de um aluno sobre o entendimento de um determinado tema que esta sendo explanado é algo simplesmente incomum a ser transmitido em palavras sobre o que sinto ao me deparar com tal ação.

Além do ser professor procuro também ser amigo, ser companheiro. Acredito que isso me diferencia (não julgo que outros não façam). Costumo dizer:  Se em sala de aula você somente usar a Educação Bancária, muitas pessoas de opiniões que você diz estar ensinando (e elas dizem estar aprendendo) sairão com poucas ou nenhuma chance no futuro; com mínimas oportunidades na vida.

Temos que formar alunos de opinião própria, também saber corrigir o limite que eles podem impor sua opinião.
Professor pra mim é (também) o que ouve o aluno, que o entende, que respeita sua opinião, até mesmo para ser respeitado reciprocamente.

Leia também:  Atenção | Como se proteger da nova onda de ataques de Ransomware “PETYA”,

Agradeço em ser professor. Se você não é um, agradeça seus professores pela diferença que eles fizeram ou estão fazendo em sua vida.

Não deixe este dia tão especial passar em branco. Diga àquele que sempre o ajudou em sala de aula o quão importante ele é pra você. Isso lhe mudará a vida bem como a sua, esteja certo disso.

“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.” (Sêneca)

                                                                      Professor Wellington Soares, um eterno aluno.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.