O Dia Mundial de Luta contra Diabetes, comemorado nesta quarta-feira (14), foi marcado por uma ação, organizada por um grupo de familiares com casos da doença na família, no estacionamento do supermercado na região central da cidade, para alertar a população sobre os cuidados com a doença.

Uma das representantes do grupo, Gracielly Abadia Vilela, ressaltou que o objetivo da ação é despertar nas pessoas, principalmente nos portadores da doença, a necessidade dos cuidados com a diabetes e que é possível ter uma vida normal, mesmo com as limitações da enfermidade.

Segundo Gracielly, um dos objetivos do grupo é fundar uma associação para que possa buscar melhorias no tratamento para os diabéticos do município e principalmente orientar e ajudar nos cuidados que os portadores da doença devem ter, especialmente do tipo um que atinge principalmente crianças e que dependerão do uso da insulina por toda a vida.

Leia também:  Incêndio já dura mais de 10 dias e respirar em Rondonópolis fica cada vez mais difícil

Adriana Galimberti descobriu que a filha de nove anos possuía a diabetes e desde então toda a família teve que adquirir novos hábitos, principalmente disciplina e alimentação saudável para em conjunto com a insulina.

Atualmente os portadores da diabetes recebem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) os medicamentos necessários para o tratamento da doença, mas poderiam ser melhores atendidos com acompanhamento psicológico, para auxiliar as pessoas na descoberta das da doença, e também um oftalmologista, para realizar anualmente o teste do fundo do olho.

Em Rondonópolis a doença comprometeu a vida de 3.189 pessoas da comunidade em 2011. No Brasil, são mais de seis milhões de adultos diabéticos. Além disso, a doença atinge mais de 200 milhões de pessoas no mundo. Cerca de 20% população sofre com a diabetes do tipo um e aproximadamente 80% do tipo dois.

Leia também:  Agora é Lei | Estacionamento gratuito para consumidores de Shopping e afins

Foram oferecidos testes glicêmicos e encaminhamento médico nos casos de alteração. A atividade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, farmácia Centro Farma, da endócrino pediátrica Ana Claudia, Sanof insulina, FAculadade Anhanguera,  Sorveteria Milmix, Elias Zaher e vereador Dico.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.