OPINIãO DO LEITOR

Feminicídio

FONTE
VIA

A vida é o genoma de todos os demais direitos, figurando como o bem supremo do ser humano. Na sua ausência, nenhuma importância tem a liberdade, honra, propriedade ou qualquer bem, interesse ou direito.

Daí o princípio fundamental da inviolabilidade da vida. Esse superdireito tem duas faces: o direito de não ser morto e o dever de não matar. Por isso, o ordenamento jurídico (transnacional e nacional) protege a humana vitae. Sua tutela importa a todos: indivíduo, família, sociedade e Estado.

Mesmo assim, no Brasil, a vida vale pouco e é continuamente ameaçada, já que os assassinatos foram banalizados. Anualmente, mais de 50 mil vidas são, dolosamente, solapadas.

No entanto, em meio a essa carnificina, sobejam indiferença e insensibilidade na sociedade brasileira. Há notável complacência do Estado e do organismo social com essa trágica guerra civil, como se os assassinatos fossem autorizados.

Para piorar o quadro, parte relevante desses homicídios tem por vítimas mulheres (feminicídios). É a expressão máxima da violência de gênero em solo brasileiro.

A violência de gênero é destacada causa mortificante de mulheres: mais que acidentes de trânsito e cânceres. Para ter uma ideia da triste realidade, um estudo criterioso divulgado recentemente – “Mapa da Violência de 2012: Homicídios de Mulheres no Brasil”[1] – colocou o Brasil na 7ª posição de índice de feminicídios entre 84 países. Conforme a pesquisa, a taxa de homicídio no país ficou em torno de 4,4 vítimas para cada 100 mil mulheres.

El Salvador encabeça o ranking, com taxa de 10,3 vítimas para cada 100 mil mulheres. O Brasil aparece atrás apenas de Trinidad e Tobago (7,9), Guatemala (7,9), Rússia (7,1), Colômbia (6,2) e Belize (4,6). Noutra ponta, aparecem Marrocos, Egito, Bahrein, Arábia Saudita e Islândia com taxa zero.

Chama atenção o fato de 69% das mulheres-vítimas, atendidas pelo SUS – Sistema Único de Saúde brasileiro, terem sido violentadas no ambiente doméstico. Ou seja, a violência que acontece no lar é praticada por quem, supostamente, deveria amar e proteger a vítima.

Há muito tempo, John Stuart Mill[2] asseverou que “o recurso à força física por parte dos homens era, no fim do século XIX, o único resquício do tempo das cavernas que ainda resistia ao avanço da civilização”.

O mais curioso e preocupante é que passados mais de dois séculos essa brutalidade atávica ainda persiste no corpo social.

Especificamente no Brasil, a cultura machista imperante na sociedade e a falta de compromisso do Poder Público com a formulação e, consequente, execução de políticas públicas referentes à efetiva proteção das mulheres apresentam-se como principais entraves para a solução ou amenização do problema.

Desse modo, é imprescindível descer os olhos para essa problemática, uma vez que a violência contra o gênero feminino encontra-se enraizada em todas as camadas sociais.

Isso bem se nota nos casos submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri, importante termômetro social.

Nesse palco, a depender da cultura vigente na sociedade em que houve o feminicídio, pode-se, perfeitamente, observar a (des)afirmação  dos valores inerentes ao gênero feminino. Nessa instância judicial, a sociedade moldura qual o padrão de conduta exigido ou permitido de seus membros.

Daí a importância do discurso do Ministério Público, enquanto tutor da sociedade, incumbindo-lhe reafirmar a vida como bem supremo da humanidade, independente do gênero carregado pela vítima, exaltar o Tribunal do Júri como importante mecanismo de proteção desse direito e, no caso de feminicídio, reafirmar os direitos da mulher.

Bem por isso, pode-se dizer que, em meio a essa crise civilizacional, não bastam medidas cosméticas, senão uma mudança clara de paradigma, em que todos – indivíduo, família, sociedade e Estado (na inteireza de suas instituições) –, pela via de formulação e efetivação de políticas públicas realistas e exequíveis pelo Poder Público e com o engajamento da sociedade civil, desconstruam o machismo vigente para que haja a tutela concreta dos direitos inerentes à mulher, a começar pelo respeito à sua vida.

O desafio é superar esse contexto sociocultural crítico e não simplesmente bradar o óbvio: o respeito normativo (fictício) ao ser humano, homem ou mulher. Afinal, a pura regulação jurídica (Constituição Federal, Código Penal e Lei Maria da Penha) ainda não resolveu esse grave problema.

Por César Danilo Ribeiro de Novais

Promotor de Justiça no Mato Grosso

Editor do blog www.promotordejustica.blogspot.com

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas