Com o objetivo de apresentar importantes ações individuais e coletivas no combate aos riscos de acidentes e promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho, o Hospital Regional de Rondonópolis promoveu a primeira edição da Sipat, Semana Interna de Prevenção de Acidentes. O tema deste ano foi “A pior lembrança de um acidente, é a certeza que ele poderia ter sido evitado”, frase eleita de autoria da colaboradora Claudinéia Borba.

O evento foi organizado pela CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidente, e a CLST, Comissão Local de Saúde do Trabalhador, que providenciou palestras com diversos temas relevantes, almoço musical e muita dinâmica, como teatros, sorteio de brindes e doação de sangue. A festa de encerramento foi uma confraternização com participação de aproximadamente 400 pessoas, entre funcionários e seus familiares.

Leia também:  PC cumpre ordem judicial e prende mulher durante visita na Mata Grande

Na programação da Sipat, os colaboradores assistiram a uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, Ergonomia e os benefícios da postura correta no local de trabalho, as principais ações mediante uma necessidade de Primeiros Socorros e os cuidados principais e diários que a equipe de enfermagem deve ter com os materiais perfurocortantes, como agulhas, seringas e outros.

Para reforçar a importância do uso correto do EPI, um teatro marcou a participação direta dos colaboradores na prevenção dos acidentes. Com o tema: EPI Fashion Week a peça teatral foi idealizada pelo presidente da CIPA com a participação dos colaboradores que encenaram a apresentação do Jornal Regional. Para finalizar, uma palestra motivacional também foi proferida na grade de programação.

Leia também:  Juiz Pós-doutor de Rondonópolis publica Livro de Direito Ambiental

Paralelo a essas atividades foi realizada uma Campanha de Doação de Sangue dentro do hospital, onde foi realizada a coleta de sangue dos colaboradores do hospital, que também foi aberta à comunidade. A campanha foi um sucesso, total de 50 cadastros e 35 doadores foi o balanço da campanha.

O encerramento de confraternização foi marcado com um churrasco e várias atrações, como futebol, vôlei, truco e música ao vivo. “Toda programação inclusive a festa, foi realizada por doações, sem ônus para o Hospital. Todos os brindes, camisas que foram sorteados durante a semana nos finais das palestras, foram doações que os membros da CIPA e CLST conseguiram com empresas parceiras na cidade, ficamos muito satisfeitos com o envolvimento de todos”, afirma o presidente da CIPA, Eloi Leandro.

Leia também:  Nuvem de fumaça faz escola municipal dispensar alunos

A ação aconteceu entre os dias 5 e 9 de novembro, a Sipat teve como média a presença de mais de 100 pessoas por palestra. “Nosso trabalho é diário e quando temos a participação de todos nessa prevenção reduzimos e muito a estatística de acidentes e preservamos a segurança com a conscientização”, finalizou o diretor administrativo, Wagner Dias.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.