Foto: Armazém Italiano / Divulgação

As festas de fim do ano normalmente envolvem muita comida, mas isso não significa que é necessário deixar de lado bons hábitos alimentares. Para quem pretende se controlar durante essa época do ano, seguem a seguir cinco dicas:

:::: Ofereça petiscos aos convidados Ao contrário do que se pensa, petiscos podem ser saudáveis e nutritivos. Oferecê-los antes da ceia pode ajudar a não exagerar no consumo de alimentos durante a refeição. Combinar frutas secas e castanhas, como pistache e sementes, é uma boa pedida. Servir com pão integral cortado em pequenos pedaços e com patês exóticos também é muito saboroso.

:::: Não exagere nas bebidas alcoólicas Além do álcool em excesso prejudicar a saúde de maneira geral, esse tipo de bebida é bastante calórica e pode prejudicar o organismo se consumida exageradamente. Consuma com moderação. Ou então a substitua de vez por sucos e batidas naturais, que são mais nutritivos e ajudam a manter o corpo hidratado e saudável.

Leia também:  Como controlar as alergias respiratórias

:::: Comece pela salada Uma salada com ingredientes variados é uma ótima dica para qualquer refeição. No fim do ano é ainda mais importante, pois grande quantidade de alimentos é consumida. A salada ajuda a manter o bom funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade quando consumida antes da refeição.

:::: Sim, você deve escolher Não é necessário comer tudo que há na mesa. Escolha as delícias de sua preferência, monte seu prato sem exagerar na quantidade e sem deixar de lado as preparações saudáveis. Como é normal sobrar comida, você pode experimentar o que ainda não comeu na refeição seguinte.

:::: Na hora da sobremesa Existem muitas receitas que são típicas dessa época do ano, inclusive doces. Uma dica é servir em potes pequenos, onde a sensação de estar comendo bastante é maior. Dê preferência a frutas e doces feitos com elas: além de saborosos e refrescantes, ajudam a controlar o consumo de calorias.

Leia também:  Limão: benefícios, com o que ele combina… e muito mais!
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.