Agora MT Mundo Fraco desempenho da economia do Japão reforça planos de novo premiê
MUNDO

Fraco desempenho da economia do Japão reforça planos de novo premiê

Shinzo Abe quer pressionar por mais gastos e afrouxamento monetário. Pesquisas mostram que mais de dois terços da população o apoiam.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: PRESIDDENTE Fraco desempenho da economia do Japão reforça planos de novo premiê
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, acena ao chegar à residência oficial nesta quarta-feira (26) em Tóquio (Foto: AFP)

Os dados ruins da indústria japonesa, divulgados nesta sexta-feira (28), deram ao novo primeiro-ministro, Shinzo Abe, nova munição para pressionar por mais gastos por parte do Estado e por um afrouxamento monetário que resgate a terceira maior economia do mundo de décadas de deflação e da quarta recessão desde 2000.

Os eleitores japoneses e os mercados financeiros foram receptivos à posição agressiva do governo de Abe, que pretende despejar mais dinheiro na economia. Com isso, o índice de referência Nikkei alcançou nesta sexta-feira sua máxima desde o tsunami de março de 2011, apesar da queda acima do esperado na produção do setor manufatureiro.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, acena ao chegar à residência oficial nesta quarta-feira (26) em Tóquio (Foto: AFP)O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, acena ao chegar à residência oficial nesta quarta-feira (26) em Tóquio (Foto: AFP)

As pesquisas de opinião publicadas pelos principais jornais nesta sexta-feira mostram que de metade a dois terços da população apoia o governo conservador de Abe e considera que a economia estagnada é a principal prioridade do governo.

Altos funcionários do novo governo, empossado há apenas dois dias após uma vitória eleitoral esmagadora, dizem que a gestão de Abe está sob pressão para obter resultados rápidos.

“(O apoio público) vai cair se ganhar corpo a especulação de que somos incapazes de obter resultados”, disse o ministro encarregado de reavivar a economia, Akira Amari, em entrevista à imprensa após uma reunião de gabinete na manhã desta sexta.

Mas muitos economistas alertam que a ênfase de Abe em medidas de estímulo, em vez de reformas estruturais subjacentes para aumentar a competitividade da economia, pode ter apenas efeitos de curto prazo e ainda agravar a dívida pública, já inchada — a pior entre os países industrializados.

Pressão
O governo está mantendo a pressão sobre o Banco do Japão (banco central) para que reforce estímulo monetário, mesmo depois de a instituição ter afrouxado a política em dezembro, pela terceira vez em quatro meses.

O ministro das Finanças, Taro Aso, disse que recebeu nesta sexta-feira uma visita de cortesia do presidente do banco, Masaaki Shirakawa, na qual os dois concordaram em manter conversações sobre questões como a coordenação de políticas. Abe ameaçou mudar a lei que garante a independência do banco central se não houver uma flexibilização mais agressiva.

Os dados do setor manufatureiro divulgados nesta sexta aumentam potencialmente a pressão sobre o banco central japonês.

A queda da produção industrial foi mais acentuada do que o previsto, chegando a 1,7 por cento em novembro, mais que o triplo do esperado pela média do mercado, cuja expectativa era de retração de 0,5 por cento. Isso depois de um ganho de 1,6 por cento em outubro, o primeiro aumento em quatro meses.

A economia do Japão entrou em recessão moderada, abalada pela fraca demanda mundial e a queda nas vendas para a China, após uma disputa diplomática sobre ilhas reivindicadas pelos dois países.

Analistas esperam crescimento no começo do próximo ano, embora a recuperação provavelmente seja lenta e modesta.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas