Agora MT Mundo Venezuela tomará 'ações legais' por publicação de foto falsa no 'El País'
MUNDO

Venezuela tomará ‘ações legais’ por publicação de foto falsa no ‘El País’

Falsa imagem de Chávez entubado foi publicada por jornal espanhol.

Fonte: Da redação com G1
VIA

Mulher lê edição do jornal espanhol 'El País' com foto que mostra um homem entubado que uma agência de notícias havia fornecido à publicação afirmando que se tratava de Hugo Chávez. O jornal decidiu paralisar a distribuição ao constatar o erro. (Foto: Andrea Comas/Reuters)
Mulher lê edição do jornal espanhol ‘El País’ com foto que mostra um homem entubado que uma agência de notícias havia fornecido à publicação afirmando que se tratava de Hugo Chávez. O jornal decidiu paralisar a distribuição ao constatar o erro. (Foto: Andrea Comas/Reuters)

O governo venezuelano anunciou nesta quinta-feira (24) que empreenderá “ações legais” após a publicação de uma fotografia falsa do presidente Hugo Chávez pelo jornal espanhol “El País”, na qual o mandatário supostamente aparecia entubado.

“O governo venezuelano anuncia que exercerá as ações legais pertinentes ante o agravo cometido, que não se compensa de modo algum com as magras desculpas oferecidas pela empresa de difusão em massa a seus leitores”, afirmou o ministro de Comunicação, Ernesto Villegas, ao ler um comunicado.

O jornal espanhol se defendeu nesta quinta, ao destacar que a agência de notícias Gtres Online que forneceu a foto do presidente Hugo Chávez tinha indicado que a havia obtido de uma enfermeira cubana, intregrante da equipe médica do dirigente.

“A agência indicou que a foto era de uma enfermeira cubana, fornecida por sua irmã, que vive na Espanha. Esta (a irmã), por sua vez, entrou em contato com a agência. A Gtres Online transmitiu ao El País sua confiança na veracidade da foto”, comentou o jornal em sua edição digital.

O El País se viu obrigado, nesta quinta, a pedir desculpas depois de publicar na primeira página de sua versão impressa e na internet a foto de um homem intubado em uma cama de hospital, apresentada erroneamente como uma imagem exclusiva do presidente Chávez.

A foto procedia, em realidade de um vídeo de uma operação postada em 2008 no portal YouTube.

“O jornal requeriu mais informações à agência ao longo de várias conversas. A Gtres Online explicou que a imagem havia sido tirada sete dias antes e que a pessoa que supostamente obteve a foto teria sido retirada do círculo médico que atende Chávez”, prosseguiu o jornal de Madri.

O El País assegurou que “a agência reconheceu que tinha sido enganada por quem lhe forneceu o material e que empreenderá ações legais”.

O jornal espanhol insistiu que os responsáveis discutiram se deviam publicar a foto e “a conclusão a que se chegou é que a imagem era pertinente em um momento em que o estado de saúde do presidente venezuelano é motivo de grande polêmica e de um acalorado debate político em seu país por sua ausência na posse após as eleições presidenciais e diante da falta de transparência das autoridades”.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas