Placa instalada em Rondonópolis para indicar a direção dos bairros – Foto: AGORA MT

Iguaçu significa água grande, é um termo de origem tupi-guarani, uma língua indígena. Em Rondonópolis o Bairro Jardim Iguassu, registrado há mais de 10 anos pelo vereador, Aristóteles Cadidé, foi batizado com a grafia diferenciada, o que causa certa polêmica até os dias atuais.

Estudiosos afirmam que o primeiro registro da palavra foi Iguassu, consolidado, depois, como Iguaçu, por força de uma reforma ortográfica da língua portuguesa. Em 2005, na cidade de Foz do Iguaçu, um vereador sugeriu a mudança de Ç para SS, o que causou a revolta de grande parte dos moradores, a ideia do parlamentar era voltar ao antigo nome “iguassu” de 1910 antes da reforma ortográfica.

Leia também:  Instituto de Brasília realiza curso para assessores em Rondonópolis

Em Foz, os turistas encontram informações com todas as grafias: desde iguaçu, iguassu e até iguazu, formas usadas de maneira comercial para se fazer entender pelos estrangeiros.

De acordo com o Vereador Aristóteles Cadidé, diante da polêmica criada sobre a grafia do nome do bairro Jardim Iguassu, um projeto que tem como objetivo modificar a forma escrita com  SS para Ç, está sendo organizado, mas antes da mudança ser feita, as discussões sobre o novo nome serão abertas para os demais vereadores e população de Rondonópolis.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.