O Ministério da Saúde colocou, oito Estados em alerta por causa do aumento nos casos de dengue. Mato Grosso está entre eles. A incidência da doença aumentou 184% e chega a 345 casos por 100 mil habitantes. Ano passado, no mesmo período, era três vezes menor.

De janeiro até agora, o estudo do governo federal aponta que Mato Grosso teve 10.765 pessoas notificadas com dengue ante 3.791 constados ano passado, na mesma época.

Outro motivo de preocupação em Mato Grosso é a confirmação que o DENV-4 também está circulando. O levantamento aponta que é um dos quatro sorotipos que circula no Brasil, corresponde a 52,6% das amostras analisadas. A gravidade e os sintomas (febre alta, dores no corpo e nas articulações, vômitos, manchas vermelhas no corpo, entre outros) são iguais para os quatro tipos de vírus.

Leia também:  MPE promoverá painel sobre Conversão Agroecológica e Produção Sustentável de Grãos na APA das Nascentes do Rio Paraguai

A situação é mais grave no vizinho, Mato Grosso do Sul, onde o índice de infestação subiu 4.757% – o maior em todo o país. A incidência é de 1.677 casos para 100 mil habitantes.  Só perde para o Paraná onde o índice de infestação cresce 3.235%.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.