O governo do Distrito Federal (DF), em parceria com o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), divulgou hoje (20) o mascote vencedor que irá representar a Gymnasiade 2013 – Jogos Mundiais Escolares. Com 48% dos votos (3.731), o quati foi escolhido pelos alunos da rede pública de ensino para representar os jogos que ocorrerão em Brasília, no período de 27 de novembro a 4 de dezembro deste ano. O quati venceu a disputa com a ema e o tamanduá-mirim.

Disputado pela primeira vez no continente americano, o evento reunirá mais de 2 mil atletas de 40 países nas modalidades de atletismo, natação, ginástica rítmica e artística. A capital federal conquistou a oportunidade de sediar o evento após concorrer com a cidade de Palma Maiorca, na Espanha.

Leia também:  Federação e clubes definem detalhes da Copa FMF

Os três candidatos a mascote dos jogos foram selecionados dentro de um grupo de 20 animais característicos da região do Cerrado do Brasil. Parente do guaxinim, o quati é um mamífero, que vive em grupos, escala árvores e é fácil de ser avistado. A ema, maior ave brasileira, figura na lista por ser encontrada em toda a América do Sul, em especial no Cerrado do Centro-Oeste do Brasil. Já o tamanduá-mirim, também presente em todo o país, foi incluído na seleção por sofrer ameaças devido à ação predatória do homem e à redução das florestas.

A votação começou no dia 10 de dezembro de 2012, durante o lançamento da logomarca do evento. Terminou em 14 de janeiro, contabilizando 7.750 votos. Entre eles, 3.731 para o vencedor, 2.593 para o tamanduá-mirim e 1.426 para a ema.

Leia também:  Alto Araguaia será representada por quatro tenistas na Copa das Federações em MG

O próximo passo é definir o nome do mascote. O Comitê Gestor do DF para a Gymnasiade 2013 irá estipular três nomes. A votação está prevista para ocorrer em março nos centros olímpicos do DF. De acordo com o secretário de Esporte, Julio Ribeiro, “o intuito de levar a votação do nome aos centros olímpicos é proporcionar aos alunos uma maior integração com a Gymnasiade”.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.