A população de Rondonópolis vai contar com todos os serviços considerados essenciais durante o período carnavalesco que se estende do sábado (9) até a terça-feira (12). A determinação do prefeito Percival Muniz é que as equipes de profissionais dos diversos setores trabalhem de forma arrojada para garantir segurança, bem-estar e tranquilidade à comunidade nestes dias de festa popular. A preocupação principal é com relação aos serviços emergenciais de saúde, abastecimento de água, limpeza da cidade e coleta de lixo.

Além da terça-feira (12) considerada como feriado em todo o território nacional, em Rondonópolis a segunda-feira de carnaval é dedicada ao comerciário por força da lei 1.803, de 8 de janeiro de 1.991. Diante do feriado comercial, o prefeito decreta ponto facultativo nas repartições públicas. Com isso, o expediente que encerra às 18 horas desta sexta-feira (8) só retorna à normalidade ao meio-dia da quarta-feira de cinzas (13).

O ponto facultativo durante os festejos de momo é definido por meio do decreto 6.832, de 6 de fevereiro de 2013. Confira os serviços públicos que funcionam normalmente no feriado carnavalesco:

Leia também:  Santa Casa amanhece de portas fechadas

 

Saúde – As unidades de Pronto Atendimento Adulto e Infantil mantém o plantão de 24 horas por dia. As equipes plantonistas vão receber o reforço de mais um médico e mais um enfermeiro a cada turno, nas cinco noites de carnaval. A equipe da Vigilância Sanitária vai atender clubes sociais e locais de eventos para conceder os laudos que obrigatoriamente, devem ficar disponível nos locais das festividades. A equipe volante composta por quatro profissionais permanecem de plantão das 19 horas à zero hora da madrugada seguinte, no período de carnaval. As unidades que atuam no atendimento ambulatorial e saúde preventiva, como as do PSF, reabrem as portas ao meio-dia da quarta-feira (13).

 

Samu 192 – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) vai manter equipes itinerantes em pontos estratégicos da cidade, no período das 21 às 23 horas das noites de carnaval. São equipes com 10 profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas) organizadas para agilizar o atendimento de emergência no horário que, de acordo com as estatísticas, registra-se maior índice de acidentes. Viaturas do Samu e do Corpo de Bombeiros com as equipes vão permanecer na Avenida Lions Internacional e na Praça Bom Jesus da Vila Operária.

Leia também:  Rondonópolis sedia 6º Encontro Nacional de Motociclismo

Coder – A equipe da Coder vai dar continuidade aos trabalhos de recuperação de vias públicas e manter os serviços de limpeza em toda a cidade. O atendimento de reclamações e sugestões é pelo telefone 0800-646-3444.

 

Sanear – As equipes do Sanear ficam de plantão para o trabalho de manutenção em possíveis vazamentos e quebra de rede. A coleta de lixo fica suspensa apenas na terça-feira (12). O Serviço de atendimento ao Consumidor pelo 0800.647.2442 segue disponível no período de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, e aos domingos e feriados, das 7 às 17 horas. O atendimento ao público nas unidades do Sanear retoma a normalidade na quarta-feira de cinzas (13), a partir das 13 horas.

Leia também:  Rondonópolis participa de ato contra reformas trabalhista e previdenciária nesta sexta-feira (30)

 

Educação – As escolas indígenas que adotam calendário diferenciado vão iniciar o ano letivo na segunda-feira de carnaval (11). As aulas nas demais escolas da Rede Municipal de Ensino começam no dia 14 de fevereiro.

 

Setrat – São mantidos os serviços de fiscalização de trânsito e manutenção dos semáforos.

 

Defesa Civil – O plantão de 24 horas por dia da Coordenação Municipal de Defesa Civil funciona normalmente no período de carnaval. O atendimento das solicitações – em casos de alagamento e outros problemas climáticos ficam sob a responsabilidade do Coordenador da Defesa Civil no Município, Erimar Bezerra – (66) 9655.8484. A comunidade deve acionar também o número do Corpo de Bombeiros -193.

 

Receita – Mantém plantão fiscal durante o carnaval para atender demanda de emergência.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.