Vereador Thiago Silva visitando escola - Foto: Assessoria
Vereador Thiago Silva visitando escola – Foto: Assessoria

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de vereadores foi apresentado ontem (22) o projeto de lei de autoria do vereador Thiago Silva (PMDB), que torna obrigatório aos estabelecimentos de ensino de educação básica da cidade a divulgação da avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em placas de um metro quadrado instaladas na frente das escolas.

Segundo o vereador Thiago Silva, a proposta tem o objetivo incentivar a melhoria dos índices nas escolas municipais e a concentração de investimentos públicos para melhoria da qualidade do ensino básico. “O IDEB é um índice de comparativo nacional e acreditamos que sua divulgação ampla seja uma ferramenta importante para a melhoria do sistema educacional, permitindo o acompanhamento e o controle social dos resultados e da metodologia aplicada nas escolas”, disse.

Leia também:  Unemat pauta curso de Direito e Logística para Rondonópolis

Atualmente, para conhecer a média de uma escola, que é dado em uma escala de zero a dez, é preciso consultar pela internet. Como nem todos os pais têm acesso ao computador ou a rede, fica difícil acompanharem o desenvolvimento do ensino, ou até mesmo cobrarem dos gestores e respectiva secretaria de educação.

O vereador explica que embora, essas informações sejam publicadas em diários oficiais e disponíveis na internet, ainda não é suficiente para que cheguem à comunidade escolar e a população. “Nem todas as pessoas possuem acesso a esses instrumentos, sendo necessário propor alternativas para que essa informação importante seja disseminada e trabalhada para a melhoria do ensino”, externou o vereador.

Ainda consta no projeto de lei que nas placas devem constar a nota obtida pelo estabelecimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB, a maior nota obtida em estabelecimentos de ensino de Rondonópolis na última avaliação do IDEB e a nota média obtida pelos estabelecimentos de ensino de Rondonópolis na última avaliação do IDEB. Além disso, nas placas as placas deverão conter a escrita:

Leia também:  Demolição provoca guerra de vídeos nas redes sociais entre suplente e vereador

“Contribua com o desenvolvimento escolar acompanhando a aprendizagem de seu filho, apresente criticas e sugestões à escola. Participe, sua presença é fundamental”. O porjeto já foi lido e agora será encaminhado para a discussão.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.