O chinelo é um dos tipos de calçado proibido para dirigir-Foto:Reprodução/Internet
O chinelo é um dos tipos de calçado proibido para dirigir-Foto:Reprodução/Internet

Dirigir é um ato que requer muitos cuidados  e traz risco a própria vida e a vida dos outros, e por isso, os calçados utilizados pelos condutores também podem comprometer a segurança no trânsito. Não basta apenas observar o que diz a lei, é preciso analisar se o sapato é confortável e seguro para dirigir.

Segundo o Art. 252 do Código de Trânsito Brasileiro dirigir usando calçados que não se firmem nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais é infração média, com multa de R$ 85,13 e a perda de quatro pontos na CNH.

Para saber qual é o calçado correto para dirigir é  preciso observar atentamente as características dos tipos de sapatos. Alguns são totalmente proibidos, e isso fica bem claro na legislação, como é o caso de chinelos e rasteiras, pois ficam soltos nos pés e no caso das rasteiras muitas vezes possuem um solado muito liso. Alguns modelos de chinelos hoje vêm com tiras que os fixam nos pés, estes sim são permitidos.

Leia também:  Polícia recupera 61 cabeças de gado roubadas de fazenda em MT

Para as mulheres, os sapatos com plataforma grande, por exemplo, e salto alto, são muito perigosos e podem enroscar nos pedais do carro. Salto anabela pode atrapalhar também porque devido a distância que você tem do pedal, ele atrapalha na noção da força que você faz para dirigir. Tamancos ou qualquer outro tipo de calçado que dificulte o acionamento dos pedais também são proibidos porque podem trazer perigo à segurança no trânsito.

O melhor para dirigir, e mais seguro, são aqueles sapatos fechados, sem salto, que se fixem aos pés, flexíveis e que não atrapalham os pedais.

Já para os homens, os sapatos masculinos também podem ser um problema em dias de chuva, alguns tem o solado bem liso e em contato com a água, por exemplo, podem se tornar muito escorregadios. As principais características de um sapato masculino ideal para dirigir são solado de borracha, antiderrapante e bem flexível. Tênis também são permitidos, desde que calçados corretamente.

Leia também:  PM apreende drogas em caixa de fósforo e suspeito é detido no Jardim Ipanema

Dirigir descalço não é proibido por lei, mas segundo especialistas não é o ideal, pois o condutor não tem a mesma força que teria com um solado mais firme.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.