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As cores dos alimentos revelam certas substâncias que são capazes de proteger e prevenir o nosso corpo contra diversas doenças. O médico Amilton Macedo, dermatologista com prática em oxidologia, afirma que uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável.

— Antes de tudo, “comemos com os olhos” e um prato colorido, além de nos induzir ao prazer da comida, traz maior quantidade e diversidade de nutrientes, como boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais — afirma Macedo.

O conhecimento popular já sabe que alimentos alaranjados, como o mamão e cenoura, ajudam a deixar a pele mais morena. Essa informação tem fundamento e é cientificamente comprovada.

O especialista explica que esse efeito é resultado da ação do caroteno, conhecido como o pigmento da saúde, que potencializa a melanina da pele, ajuda a manter a cor e tem uma ação antioxidante. É essa substância que dá essa cor característica a alimentos como o mamão, milho, manga, gema de ovo e frutas cítricas e seu principal componente é o betacaroteno, a vitamina A, um potente antioxidante que têm como uma de suas principais funções a proteção da pele, além da visão, mucosas e do sistema imunológico.

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Cenoura, queijo mussarela, ovo, manga, mamão, abóbora, milho, banana, abacate e pimentão amarelo são alguns exemplos de alimentos desse grupo.

— O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de frutas do mundo, mas tem se caracterizado como um país com crescente deficiência de vitamina A. Como os alimentos amarelos e alaranjados são ricos nessa substância, o ideal é ingerirmos diariamente — recomenda o médico.

Além de proteger a pele, mucosas e o sistema imunológico, são muitos os benefícios dos alimentos ricos em betacaroteno, indo da prevenção à degeneração macular ao combate à catarata e cegueira em idosos.

— Pessoas de todas as idades devem incluir em suas refeições alimentos amarelos e alaranjados, principalmente fumantes e quem consome álcool — alerta Macedo.

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Confira quais são as funções que fazem dos alimentos amarelos e alaranjados fundamentais para a saúde:

Prevenção de catarata e cegueira: a luteína e a zeaxantina, que também são carotenos presentes principalmente no milho e no ovo, são importantes para a visão.

Ação anti-inflamatória: outro caroteno presente principalmente no mamão, na manga e tangerina é a betacriptoxantina, que tem uma poderosa ação anti-inflamatória, sendo um fator de prevenção e redução de infecções, alergias, doenças crônicas e a obesidade.

Antialérgica: principalmente nas frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e maracujá, a hesperidina tem ação antialérgica e anti-inflamatória.

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