O Mutirão Rural da Cidadania chegou nesta sexta-feira (05.07) ao município de Primavera do Leste, na Escola São José no bairro de mesmo nome. Durante todo o dia, os moradores da região poderão contar com vários serviços, como emissão de Identidade (RG), carteira de trabalho, certidão de nascimento, casamento e óbito, teste de glicemia, aferição de pressão, além do Sine Intinerante. O Mutirão é uma parceria entre o Governo do Estado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e prefeituras.

O aposentado Emanuel Moreira dos Santos aproveitou para tirar a segunda vida do RG e da certidão de casamento. É uma facilidade para a gente, porque num local só pude fazer os dois serviços. A moradora Vilma Resende, uma das fundadoras do bairro que têm 14 anos, é outra benefeciada pelo Mutirão. Ela acompanhou o filho adolescente para fazer a segunda via da carteira de Identidade e saiu muito satisfeita com o serviço desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas/MT). “Com certeza é muito bom, porque às vezes a gente precisa de um dia todo para ir ao Centro, para renovar os documentos. Aqui podemos fazer tudo pertinho de casa”, disse.

Leia também:  Professores são homenageados em Sessão Solene

A secretária-adjunta de Cidadania da Setas, Dalva Figueiredo Couto, explica que este é um trabalho que o governo vem desenvolvendo há mais de dez anos, atendendo as demandas da população do município. A expectativa para esta sexta-feira é realizar mais de mil atendimentos. “É importante saber o que cada município precisa, e também trabalhamos na orientação, com palestras, orientando o cidadão sobre o direito deles com os documentos, mas também o cuidado que ele precisa ter com os documentos”.

Para o prefeito de Primavera do Leste, Érico Piana, o mutirão promove o encontro do governo com a população. “Temos a oportunidade de fazer essa parceria e conjuntamente chegar até a população, atender a população em vulnerabilidade. O poder público tem a obrigação de atender os mais necessitados e por isso, essa parceria com o Governo do Estado é muito importante”.

Leia também:  Adonias busca soluções para resolver situação da UTI Pediátrica de Rondonópolis

O coordenador do Mutirão representando o Senar, João Vargas, disse que por mês são realizados até 15 mutirões e a meta para 2013 e atender 126 municípios. “Temos vários serviços aqui, o que facilita o atendimento a população. A preocupação hoje é a cidadania”. Ele explica que um dos serviços mais procurados é a emissão de carteira de identidade. Apenas na primeira hora do mutirão foram emitidas 62 carteiras de identidade.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.