Frituras prejudicam a digestão - Foto: Mikael Damkier / Divulgação
Frituras prejudicam a digestão – Foto: Mikael Damkier / Divulgação

Alguns alimentos são capazes de inchar o corpo, aumentando a barriga e deixando pés e pernas pesadas. Esse inchaço pode ser causado por má alimentação ou oscilação hormonal e, portanto, a mudança de hábitos alimentares pode ajudar a resolver a retenção de líquido.

— Por diversos fatores, o mecanismo do corpo para de funcionar adequadamente e a água sai dos vasos sanguíneos em direção ao tecido subcutâneo, o que provoca o edema — explica o nutrólogo André Veinert.

Os locais mais suscetíveis ao inchaço são pernas, tornozelos, pés, mãos e a barriga. Por isso, depois de comer, você pode sentir a roupa mais apertada. Quem sofre de retenção de líquido precisa mudar a alimentação e também investigar as causas. Qualquer inchaço pode apresentar uma causa que deve ser tratada e investigada adequadamente.

Leia também:  Criança com HIV não tem mais sinais do vírus mesmo sem remédios

— O fator desencadeante pode ser desde problemas circulatórios, cardíacos, renais, hepáticos e hormonais como disfunções da tireoide, entre outros — afirma Veinert.

Segundo o nutrólogo, um teste pode confirmar se você sofre ou não de retenção de líquidos.

— Pressione, com os dedos, algumas áreas como pernas, como a região anterior da perna e pés, e observe se forma um sulco ou depressão. No caso do edema, ficará a marca do dedo no local e demorará a voltar ao normal. Perceba, ainda, se seus pés incham muito a ponto de sapatos e meias ficarem apertados ao longo ou no final do dia, ou se amanhece com pálpebras ou rosto inchado — recomenda.

Conheça os vilões
O nutrólogo cita quais são os alimentos que mais incham o corpo:

Leia também:  Leguminosas afastam o diabetes

Alimentos industrializados: são ricos em corantes, conservantes e sódio, que aumentam a retenção de líquidos pelo excesso de sódio e substâncias químicas. Refrigerantes são ricos em sódio, promovendo a retenção de líquidos

Bebidas alcoólicas: interferem em alguns processos bioquímicos da glicose no sangue e na absorção de água pelos rins, aumentando o edema.

Alimentos pobres em fibras: esses alimentos prejudicam a formação das fezes e a absorção de água, fatores que levam à constipação e retenção líquida. Só para se ter uma ideia, 75% do volume total das fezes é composto por água.

Frituras: prejudicam o esvaziamento do estômago e consequentemente todo o processo de digestão, que inclui a absorção e eliminação de água pela urina e fezes, piorando o inchaço.

Leia também:  Pais não deveriam dar suco de fruta antes de 1 ano, dizem experts

Saiba como prevenir
Para resolver esse problema de uma vez é necessário se aliar aos mocinhos que combatem o inchaço:

Atividade física: auxilia na eliminação de líquidos, além de melhorar as funções do coração, pulmões e, consequentemente, dos rins. A prática auxilia muito na manutenção da boa circulação

Alimentação saudável: promove um bom funcionamento intestinal, com maior absorção de água pelas fezes e melhora do edema

Manter boa hidratação: auxilia na manutenção e bom funcionamento de órgãos e sistemas, reduzindo o inchaço

Acompanhamento médico: importante se consultar com o médico para controle do edema e verificar se realmente é um problema hormonal esporádico e não outra doença do coração, pulmões ou rins, por exemplo.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.