O vereador Fábio Cardozo (PPS) protocolou nesta quarta-feira (28), uma indicação na Câmara Municipal de Rondonópolis ao prefeito Percival Muniz e à Secretária Municipal de Saúde, Marildes Rego, pedindo que seja incluso em todos os projetos de reforma e construção dos PSF’s do município, uma sala reservada aos agentes comunitários de saúde para que estes possam confeccionar seus relatórios de visitas domiciliares.

A preocupação de Fábio é que boa parte dos PSF´s do município ainda não têm um espaço adequado para atender as necessidades de trabalho das agentes. “Quando era secretário de Saúde, na gestão do prefeito Adilton Sachetti, incluímos estas salas nos projetos dos PSF´s que construímos, no entanto, não foi dado continuidade nisso e há locais em que as agentes precisam improvisar um lugar para preencher seus relatórios de visitas que serão apresentados ao município. Precisamos dar condições de trabalho à essa categoria”, argumentou Fábio.

Leia também:  Janot recusa transmitir cargo para sua sucessora Raquel Dodge

Como justificativa para o pedido ao prefeito, o vereador alegou em sua indicação que as agentes comunitárias de saúde desenvolvem um trabalho de campo fundamental para o Programa Saúde da Família do município e, para que elas possam executar seus afazeres, sobretudo a confecção de relatórios relativos ao histórico de cada família que atendem, é primordial a existência de um espaço reservado, a fim de terem tranquilidade para relatar informações essenciais ao programa de saúde.

A indicação deverá ser lida na próxima sessão da Casa de Leis e, em seguida, será encaminhada ao prefeito, bem como para a secretária municipal de Saúde.

RIO BRANCO

Além de reivindicar mais condições de trabalho para as agentes comunitárias, o vereador Fábio Cardoso fez uso do seu discurso na tribuna livre da Câmara para falar das obras de prolongamento da rua Rio Branco.

Leia também:  Pátio deve anunciar Biliu no comando do Gasp

Segundo Fábio, ainda quando secretário municipal de Saúde ele esteve com o deputado federal Homero Pereira (PSD), pois já existia uma emenda dele desde 2009, no valor de R$ 3 milhões para a pavimentação dos bairros Jardim Liberdade e Monte Líbano. Conforme Fábio, há ainda algumas ruas a serem asfaltadas, porém, mesmo assim sobrarão recursos desta emenda. Diante disso, Fábio esteve na Caixa Econômica Federal para pedir o remanejamento deste valor e que o mesmo seja aplicado também na pavimentação do prolongamento da rua Rio Branco, no sentido centro/bairro, que inclusive servirá de acesso ao Anel Viário e à BR 364.

A primeira parte da obra, no sentido bairro/centro, da região do bairro José Sobrinho até o Residencial Padre Lothar, já está em andamento e também foi articulada quando o vereador ainda estava a frente da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Trata-se de uma obra de 1.800 metros, que está sendo executada pela Coder com recursos do Município, num total de dois milhões de reais.

Leia também:  Vereadores recebem servidores do Estado para definirem detalhes sobre o evento

Segundo Fábio, são as obras que vão facilitar o acesso aos moradores dos bairros Padre Lothar, Antônio Geraldini e Vila Rica. “Vale ressaltar também que é uma obra que dará condição melhor aos moradores desta região para a chegada às unidades de saúde do município, como o Pronto Atendimento – P.A, que fica na própria Rio Branco”, falou Fábio.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.