Agora MT Cidades Cuiabá Choro da Alma se apresenta em Rondonópolis
CUIABá

Choro da Alma se apresenta em Rondonópolis

Fonte: Da redação com assessoria
VIA

Há dois anos nascia Choro da Alma. Espetáculo inspirado na história da tradicional dança do chorado de Vila Bela da Santíssima Trindade/MT. Sucesso de público nas apresentações realizadas em 2011 e 2012, Choro da Alma foi contemplado novamente pelo Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna, no ano passado. O público de Rondonópolis poderá conferir o espetáculo, gratuitamente, em seis apresentações que serão realizadas no SESC Rondonópolis neste final de semana, nos dias 13 e 14 de setembro.

Na sexta-feira (13) o grupo se apresenta às 8 horas e às 14 horas para o público escolar. Às 20h haverá uma apresentação aberta ao público geral. No sábado (14), às 14h, o grupo ministra uma oficina de criação e interpretação em dança. A última apresentação do espetáculo em Rondonópolis será às 20h do dia 14. Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos devem ser retirados no SESC Rondonópolis.

Popular como a dança do chorado. Erudito como a dança contemporânea. “Choro da Alma é, ao mesmo tempo, uma expressão de sofrimento, alegria, sensualidade, misticismo e luta do povo vilabelense”. É assim que o grupo Digoreste Produção Cultural descreve o espetáculo.

A montagem é inspirada na dança do chorado, tradicional da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso. O chorado, dizem os moradores da região, surgiu do sofrimento das mulheres negras. As escravas, ao verem os filhos e maridos sendo castigados, dançavam para agradar os senhores. Em troca, conseguiam aliviar o sofrimento de seus familiares. Esta é a origem. A história que é transmitida, com muito orgulho, de pai para filho na comunidade.

A circulação do espetáculo é resultado do incentivo concedido pelo Ministério da Cultura, por meio do Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna/2012 que investiu R$ 6 milhões em 81 projetos de todo o país. Choro da Alma foi o único projeto selecionado de Mato Grosso.

Choro da Alma conta ainda com o apoio de Mabu Costa Brasilis Resort, Restaurante O Cantinho, Hiald Iluminação, SESC Mato Grosso, Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Centro de Cultura de Porto Seguro e do ator e produtor cultural Adriano Cutrim, através da campanha “Vá ao Teatro e Me Leve Junto”, de Porto Seguro.

EQUIPE

A coreógrafa Rachel Galesso assina a direção e a coreografia do espetáculo. A atuação fica por conta dos bailarinos Edilberto Magalhães, Fábio Alino e Lívia Amorim. Aline Wendpap assina a direção artística. A criação e a produção do espetáculo são da Digoreste Produção Cultural.

A Digoreste produção cultural é um grupo que surgiu em 2010, com o intuito de produzir ações culturais em diversos segmentos. O grupo já recebeu, por duas vezes, o prêmio Klauss Vianna, um dos mais importantes do cenário da dança no Brasil.

Para mais informações, entre em contato por meio do telefone (65) 9267-9635 ou pela página do espetáculo na internet: facebook.com/chorodaalma. Para informações sobre ingressos para apresentações e inscrição na oficina entre em contato com a unidade do SESC em Rondonópolis, por meio do telefone (66) 3411-1450.

Serviço:

Data: 13 de setembro de 2013

Local: Sesc Rondonópolis – Teatro. Endereço: Rua Alameda dos Cravos, s/nº Qd 197, bairro Residencial Colina Verde – Rondonópolis/MT

Horário das Apresentações: 8 horas, 14 h e 20 h

Entrada Franca

 

Data: 14 de setembro de 2013 – Rondonópolis/MT

Local: Sesc Rondonópolis – Teatro. Endereço: Rua Alameda dos Cravos, s/nº Qd 197, bairro Residencial Colina Verde – Rondonópolis/MT

Horário da Oficina: 14 h

Horário da Apresentação: 20 h

Local: Sesc Rondonópolis – Teatro. Endereço:

Entrada Franca

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas