Agora MT Esportes Após impedir tetra de Vettel no Japão, Alonso não se empolga: 'É...
FORMULA 1

Após impedir tetra de Vettel no Japão, Alonso não se empolga: ‘É inevitável’

Fonte: Da Redação com Globoesporte

No GP do Japão deste domingo aconteceu o esperado: Sebastian Vettel venceu mais uma. No entanto, com Fernando Alonso chegando em quarto, a festa do tetra do alemão teve de ser adiada. Com uma diferença de 90 pontos (de 100 em disputa) entre os dois, mesmo que o espanhol ganhe a próxima etapa, na Índia, basta um quinto lugar para Vettel levantar a taça em 2013. Contudo, o piloto da Ferrari acredita que a disputa já está encerrada e que é apenas uma questão de tempo até o rival selar a conquista do quarto título mundial consecutivo.

– Não creio que exista mais disputa alguma. Ainda que Sebastian abandone todas as provas, eu teria que vencê-las. Continuaremos fazendo o melhor que podemos, mas é uma questão de tempo até que ele conquiste o título – admite Alonso ao praticamente jogar a tolha.

O asturiano admite que a Ferrari demorou a encontrar o equilíbrio do carro e reconhece a superioridade da RBR e da Lotus de Grosjean.

– Nós não fomos tão rápidos quanto a RBR ou que Grosjean. Por isso, o quarto lugar foi o máximo que pude fazer. Na corrida nós até conseguimos imprimir um ritmo que nos faltou durante o resto do fim de semana, mas o top três estava muito forte e, mesmo sem tráfego, estava difícil de chegar.

Nem tudo são lágrimas: espanhol bate recorde de Michael Schumacher

Com os 12 pontos que conseguiu ao chegar em quarto, Alonso bateu Schumacher e agora é o maior pontuador da história da Fórmula 1. Nos 12 anos de carreira no esporte, o piloto da Ferrari atingiu 1.571 pontos e ultrapassou o heptacampeão alemão, que cravou 1.566 nos 19 anos em que correu na categoria.

– Hoje em dia, temos objetivos diferentes na F-1, e fui dito que possuo o recorde de maior número de pontos na história do esporte. Por isso, este é um dia feliz. Ter o maior número de pontos é algo incrível – comemora.

Vale ressaltar que a marca é relativa, já que o sistema de pontuação em vigor desde 2010 distribuiu uma quantidade de pontos maior que os anteriores. Atualmente, dez pilotos são bonificados e o primeiro colocado ganha 25. De 2003 a 2009, a vitória valia dez e apenas oito recebiam pontos. Já de 1991 a 2002, apenas seis pilotos formavam a zona de pontuação. Por outro lado, Schumacher disputou 19 temporadas (1991 a 2006; 2010 a 2012), enquanto Alonso está disputando seu 12º campeonato. Além disso, Schumi alcançou tal marca em 307 GPs, enquanto o espanhol tem apenas 212.

– Eu sei que o sistema de pontos mudou, mas quando alguém me superar, ninguém lembrará mais dessa mudança – deu de ombros.

O espanhol aproveitou para fazer uma comparação interessante sobre a marca e o futuro tetra de Vettel.

– Você fica esperando o momento, mesmo sabendo que chegará cedo ou tarde. É igual ao título de Vettel. Ele sabe que vai vencer, mas tenho certeza de que quer garanti-lo logo – revela.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas