O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur/MT), Jairo Pradela, fechou a agenda de visitas da última semana durante o final do Festival Estadual de Pesca, neste domingo (06), em Nova Canaã do Norte. O município recebeu 69 equipes no 6º Fest Canaã, realizado tradicionalmente na Praia Água Azul, a aproximadamente 20 quilômetros da cidade. A equipe Cutia, de Colíder, foi a vencedora e ganhou R$ 6 mil. A grande campeã estadual deste ano foi a equipe Carajás, de Cáceres.

Jairo Pradela lembrou que o Turismo da Pesca é um dos segmentos que mais crescem dentro da cadeia produtiva do turismo de Mato Grosso. O Estado defende a preservação e conscientização do peixe dentro da água, o pesque e solte, e os festivais de pesca – promovidos em parceria com os municípios.

Leia também:  Em torno de 112 municípios de MT têm problemas relacionados ao uso de crack

Nova Canaã, paralelo à pesca esportiva, realiza uma educação ambiental com a coleta seletiva do lixo no local. “É um contexto nobre, mostra que o município está atento. Ao mesmo tempo, o festival promove a geração de emprego e renda”, completou o secretário, que lembrou que muitas pousadas do estado já comercializam pacotes com a condição que o turista pesque e solte ou consuma no local da pescaria.

O prefeito Vicente Medeiros reforçou que o festival soma lazer e renda para o município, que atrai a população local, a dos municípios vizinhos e envolve todo o estado. “Recebemos uma média de duas mil pessoas. Começamos a ficar conhecidos, atraímos cada vez mais turistas e temos uma pousada à beira mar para a pesca, com investimentos de mais de R$ 2 milhões, e ainda a Colônia de Pescadores”, acrescentou.

Leia também:  GAECO | Operação “Convescote” já prendeu ex-vereador e ex-secretário

O turismo de pesca é uma das frentes de trabalho do Programa de Regionalização do Turismo, apresentado durante a semana pelo secretário no Noroeste e Extremo-Norte do Estado. Acompanhados de técnicos da Sedtur, ele falou da construção do mapa do turismo regional e de que forma os municípios devem proceder para serem inseridos nesse remapeamento.

De quarta-feira (02) a sábado (05), a equipe detalhou o programa do Ministério do Turismo a Tabaporã, Juara, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Juína, Brasnorte, Castanheira, Juruena, Aripuanã, Paranaíta, Carlinda, Nova Monte Verde e Alta Floresta. Jairo Pradela saiu bastante satisfeito com o interesse dos municípios em fomentar o turismo da região e fortalecer o setor no estado.

Leia também:  Em MT, umidade do ar varia entre 12% e 20% e Defesa Civil emite alerta
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.