Francisco toma café para adoçar a vida - Foto: Aécio Morais / AGORA MT
Francisco toma café para adoçar a vida – Foto: Aécio Morais / AGORA MT

Qual rondonopolitano que nunca ouviu falar do seu Chico da Lata ou pelo menos já passou em frente da Casa de Latas? Há 18 anos que seu Francisco Macedo Brito, 67 anos, popularmente conhecido como ‘Chico da Lata’ vem construindo peça por peça, na rua Paraíba, bairro Cascalinho, em Rondonópolis.

Francisco contou que nasceu no Estado do Maranhão e foi uma criança circense, já trabalhando como palhaço. Ele morava em Barra do Garças quando se separou da família e veio para Rondonópolis em 1986. Em 1995 e solitário, Francisco que é um engenheiro nato, encontrou no que para muitos não passam de quinquilharias, a distração do dia a dia, a Casa de Latas feita toda de produtos recicláveis e cimento.

Leia também:  Justiça Comunitária realiza mutirão no próximo dia 26
Bricalhão, seu Chico coloca a dentadura para tirar foto - Foto: Aécio Morais / AGORA MT
Brincalhão, seu Chico coloca a dentadura para tirar foto  e diz “Estou na Flor da Muchibagem”- Foto: Aécio Morais / AGORA MT

“A casa está em constante construção, sempre estou adaptando. Aqui é uma escola cultural, meu prazer é receber visitantes. Cada parte da casa, cada construção tem uma história e tudo veio da minha força de vontade. Quando eu morrer quero que ela fique de herança para a sociedade”, comenta Francisco.

Hoje seu Chico da Lata que já foi rotulado até de louco, está um pouco debilitado, mas lúcido. Contudo, sempre sorrindo, brincando e de bem com a vida. Ele sobrevive do pequeno comércio que tem anexo a casa e da doação de alguns visitantes.

Chico segura uma vara que a o auxilia na locomoção - Foto: Aécio Morais / AGORA MT
Chico segura uma vara que  o auxilia na locomoção – Foto: Aécio Morais / AGORA MT

“Eu vivo de milagre, Deus é muito bom para mim ele é minha defesa. Eu me sinto satisfeito com que tenho, esse é minha mansão e não devo nada a ninguém, muita gente me chama de doido, mas é o que eu gosto de fazer”, comenta.

Leia também:  Caminhão derrama óleo na pista e causa transtorno na avenida dos Estudantes

Com a ideia de reciclagem, Chico já ficou conhecido em todo o Brasil, ele já participou do quandro “Me Leva Brasil”, no programa Fantástico da Rede Globo, além de já ter recebido título de Cidadão Rondonopolitano pela Câmara de Vereadores e Mato-grossense, pela Assembleia Legislativa.

“Já recebi todos os tipos de ‘gringos’ japoneses, americanos, africanos, isso é gratificante”, finaliza.

 

A Casa de Latas é toda feita de objetos recicláveis - Foto: Aécio Morais / AGORA MT
A Casa de Latas é toda feita de objetos recicláveis – Foto: Aécio Morais / AGORA MT
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.