Prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Norte e secretários municipais de Saúde estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (25) na Secretaria de Saúde do Estado. Em discussão estava o fortalecimento do setor de saúde de Barra do Bugres e região e o repasse de recursos por parte do governo do Estado. A reunião foi solicitada pelo presidente do Consórcio de Saúde e prefeito de Barra do Bugres, Júlio Florindo.

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Jorge Lafetá, foi representado por seu assessor, Mariuso Ferreira, e o superintendente de Atenção à Saúde, Maurício Gomes dos Santos.

Localizado a apenas 160 quilômetros da capital, Barra do Bugres é referência em saúde para a região e a união dos prefeitos em torno da questão visa fortalecer ainda mais este setor, que beneficiará todas as cidades que fazem parte do consórcio e também o sistema de saúde de Cuiabá e Várzea Grande. “Ao fortalecer Barra do Bugres enquanto polo regional de saúde, estaremos oferecendo benefícios para todos e os pacientes que hoje são levados para Cuiabá passam a ser atendidos em nossa região, favorecendo o sistema de saúde da capital”, ressalta Florindo. “O governador precisa olhar a saúde com bom olhos e fazer a descentralização”, reforça o prefeito de Nova Olímpia, Cristóvão Masson.

Leia também:  Antônio Galvan é o novo presidente da Aprosoja

O grupo apresentou uma proposta para a destinação de recursos à saúde, que, segundo Ferreira, será analisada com urgência esta semana e a resposta será em breve. “O esforço do secretário é o de promover a descentralização, obervando cada especialidade. Parabéns pela união de vocês em defesa da saúde da região, esta é uma decisão inteligente e o apoio dos prefeitos que estão aqui é muito importante”, salienta o assessor de Lafetá.

O prefeito de Barra do Bugres também reforçou o pedido para a instalação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal Roosevelt Figueiredo Lira.

Ferreira disse que a meta da Secretaria Estadual de Saúde é a de instalar 170 leitos de UTI em todo o Mato Grosso até o mês de julho e informou que todos os 141 municípios do Estado serão contemplados com uma ambulância ainda no primeiro semestre de 2014.

Leia também:  Cerca de 20% dos servidores da Politec não fizeram o recadastramento em 2017

Acompanharam Florindo, os prefeitos de Porto Estrela, Mauro Businaro; Nova Olímpia, Cristóvão Masson; Arenápolis, José Mauro; e de Nova Marilândia, Wener Santos. A secretária de Saúde de Barra do Bugres, Maria Auxiliadora Dorileo Rosa, também participou da reunião.

Integram o Consórcio de Saúde os municípios de Barra do Bugres, Tangará da Serra, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Nova Marilândia, Denise, Arenápolis, Sapezal, Brasnorte e Campo Novo do Parecis.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.