A falta de comprometimento com atividades simples do dia a dia, pode dizer muito sobre a relação das pessoas com o próprio dinheiro.

De acordo com uma pesquisa sobre Educação Financeira no Brasil, divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), pessoas indisciplinadas, com hábitos “como o de estudar na véspera de provas, chegar atrasado em compromissos ou ser relapso no trabalho”, têm menos controle financeiro.

A pesquisa estabeleceu três perfis distintos de consumidores, os organizados, aqueles que estudam ou estudavam diariamente com planejamento e pontualidade. No segundo perfil estão as que tentam ser organizadas, mas sempre perdem a motivação com o passar do tempo. E por último, estão os desorganizados que estudam ou estudavam somente na véspera da prova ou não estudavam, se atrasam muitas vezes, e que não costumam se planejar nunca.

O percentual de entrevistados desorganizados, que já entrou alguma vez no cheque especial é mais do que o dobro em relação à parcela de consumidores organizados.

Para o SPC, isso mostra que, ao contrário do que diz o senso comum, as causas do descontrole financeiro não estão relacionadas à classe social ou ao grau de escolaridade do consumidor, mas ao comportamento de cada um.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rE0SQYSi3zE&feature=c4-overview&list=UUCUete_T6eFKbuUNfvFx40A[/youtube]

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.