Nem Pelé, nem Garrincha. Muito menos Romário ou Ronaldo. Dos craques dos títulos mundiais da seleção brasileira nenhum foi tantas vezes titular na preparação para a Copa do Mundo quanto Neymar. A 100 dias do Mundial no Brasil, o principal candidato a estrela do hexacampeonato sustenta uma marca invejável. Tomando como base o ciclo de quatro anos – do primeiro jogo depois de uma Copa do Mundo até o último antes do Mundial seguinte -, Neymar tem até aqui 46 partidas como titular. Completará nesta quarta-feira, contra a África do Sul, em Joanesburgo, às 14h (de Brasília), o jogo de número 47. O GloboEsporte.com transmite a partida ao vivo, com pré-jogo começando às 13h.

Leia também:  Título da Champions pode fazer CR7 alcançar Messi

Neymar está tão à frente dos outros craques campeões do mundo por uma série de motivos: número de partidas na época, lesões, visibilidade, preferências de técnicos… Pelé, destaque nas Copas de 1958 e 1970, por exemplo, era um menino em seu primeiro Mundial. Fez somente três jogos como titular antes de brilhar.

Doze anos depois, já mais maduro, o Rei do Futebol chegou ao México tendo feito 36 partidas como titular antes do Mundial. Ao mesmo tempo em que é o mais distante de Neymar, é também quem mais se aproxima do atacante do Barcelona. Craque do Mundial de 62, no Chile, Garrincha fez 20 atuações como titular.

Leia também:  União perde em casa e dá adeus ao sonho da Série C

Após Pelé, em 1958, quem fez menos partidas antes da disputa de uma Copa do Mundo foi Romário. O artilheiro do Brasil em 1994 atuou apenas cinco vezes como titular. Foi ele, no entanto, quem classificou a seleção brasileira para o Mundial dos Estados Unidos, sendo destaque em jogo contra o Uruguai nas eliminatórias.

Perto da importância que tem na história do Mundial de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, Ronaldo também tem poucos jogos como titular antes da viagem: 15. Explica-se, no entanto, pelo fato de ele ter sofrido séria lesão no joelho. Recuperado, ele ganhou a confiança de Felipão e brilhou na conquista do penta.

Leia também:  Acontece nesse final de semana 1º Torneio de Férias de Vôlei no Ginásio Municipal de Jaciara

A convocação final de Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2014 será realizada no dia 7 de maio, no Rio de Janeiro. O último desafio antes disso será justamente o desta quarta, contra a África do Sul. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com. O site também acompanha em Tempo Real.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.