Nem Pelé, nem Garrincha. Muito menos Romário ou Ronaldo. Dos craques dos títulos mundiais da seleção brasileira nenhum foi tantas vezes titular na preparação para a Copa do Mundo quanto Neymar. A 100 dias do Mundial no Brasil, o principal candidato a estrela do hexacampeonato sustenta uma marca invejável. Tomando como base o ciclo de quatro anos – do primeiro jogo depois de uma Copa do Mundo até o último antes do Mundial seguinte -, Neymar tem até aqui 46 partidas como titular. Completará nesta quarta-feira, contra a África do Sul, em Joanesburgo, às 14h (de Brasília), o jogo de número 47. O GloboEsporte.com transmite a partida ao vivo, com pré-jogo começando às 13h.

Leia também:  Vila Aurora desiste do Mato-grossense Sub-19

Neymar está tão à frente dos outros craques campeões do mundo por uma série de motivos: número de partidas na época, lesões, visibilidade, preferências de técnicos… Pelé, destaque nas Copas de 1958 e 1970, por exemplo, era um menino em seu primeiro Mundial. Fez somente três jogos como titular antes de brilhar.

Doze anos depois, já mais maduro, o Rei do Futebol chegou ao México tendo feito 36 partidas como titular antes do Mundial. Ao mesmo tempo em que é o mais distante de Neymar, é também quem mais se aproxima do atacante do Barcelona. Craque do Mundial de 62, no Chile, Garrincha fez 20 atuações como titular.

Leia também:  Com apoio da Morro da Mesa Concessionária, times de handebol participam de competição em Anápolis

Após Pelé, em 1958, quem fez menos partidas antes da disputa de uma Copa do Mundo foi Romário. O artilheiro do Brasil em 1994 atuou apenas cinco vezes como titular. Foi ele, no entanto, quem classificou a seleção brasileira para o Mundial dos Estados Unidos, sendo destaque em jogo contra o Uruguai nas eliminatórias.

Perto da importância que tem na história do Mundial de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, Ronaldo também tem poucos jogos como titular antes da viagem: 15. Explica-se, no entanto, pelo fato de ele ter sofrido séria lesão no joelho. Recuperado, ele ganhou a confiança de Felipão e brilhou na conquista do penta.

Leia também:  Rafael Nadal está entre os titulares confirmados para a Copa Davis

A convocação final de Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2014 será realizada no dia 7 de maio, no Rio de Janeiro. O último desafio antes disso será justamente o desta quarta, contra a África do Sul. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com. O site também acompanha em Tempo Real.

 

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.