O alecrim é uma erva medicinal e possui propriedades digestivas e anti-inflamatórias. Ele é muito usado em receitas como assadas, carnes, legumes e molhos. Além disso, por ter um perfume agradável também é utilizado como aromatizador de ambientes.

As folhas do alecrim são utilizadas para preparar chás e tinturas. As partes floridas são usadas para produzir o óleo essencial. O Universo Jatobá separou algumas dicas dos benefícios do alecrim para a sua saúde. Confira!

– Cólicas menstruais: O chá de alecrim é indicado para aliviar as cólicas menstruais, que tanto atormentam as mulheres. Para fazer o chá, utilize um copo de água fervente e uma colher de chá de folhas verdes ou secas de alecrim. Coloque os ingredientes em uma panela e deixe descansar por 10 minutos. Depois coe e beba o chá ainda morno.

Leia também:  Tudo que você precisa saber sobre próteses dentárias

– Ajuda na digestão: O alecrim é rico em cálcio, sódio, magnésio, fósforo e potássio. Por isso a ingestão desses minerais pode ajudar na perda de peso, pois o alecrim atua como um diurético. O chá de alecrim é um ótimo digestivo. Você pode fazer a mesma receita que está citada acima.

– Diminui os gases intestinais: Quem sofre com esse mal pode tomar o chá ou a tintura de alecrim diariamente. Aprenda a fazer a tintura de alecrim! Coloque em um vidro 50 gramas de folhas frescas de alecrim com um litro de água. Feche o vidro e deixe a mistura curtir durante cinco dias. Depois desse período, coe o líquido e guarde em um recipiente de vidro escuro.

Leia também:  Quase um pâncreas: nova tecnologia promete ajudar os diabéticos

– Tratamento para o reumatismo: Compressas de alecrim podem ser usadas para aliviar as dores do reumatismo. Essa compressa pode ser feita com o óleo essencial de alecrim ou com as próprias folhas da erva. O alecrim também pode aliviar as dores causadas por contusões ou entorses.

– Anti-stress: O alecrim possui propriedades de relaxante muscular, ele aumenta o fluxo sanguíneo e estimula a memória e o cérebro. O alecrim também contém um ácido que ajuda a manter a calma em situações de stress.

– Acabe com o mau hálito: A tintura de alecrim que já ensinamos você a fazer pode ser utilizada para bochechos contra o mau hálito, gengivites, estomatites e aftas.

– Tratamento para bronquite e sinusite: Se você sofre com essas doenças, uma dica é fazer inalação com alecrim. Você vai precisar de duas colheres de sopa de folhas e flores secas de alecrim e 500 ml de água fervente. Coloque esses ingredientes em uma panela, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Depois coloque a panela em cima da mesa, inspire o vapor do alecrim pelo nariz e solte pela boca. É importante evitar o contato com uma corrente de ar frio durante e após a inalação.

Leia também:  Dia dos Avós: a importância da relação com os netos para a saúde

Atenção para as contraindicações! O chá ou a tintura de alecrim devem ser evitados por gestantes. Além disso, altas doses de alecrim podem causar irritação gastrointestinal e dor nos rins.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.