Cuidar da saúde bucal é essencial para manter o sorriso saudável e bonito. Para ter uma boa higienização dos dentes bastam três itens: escova, creme dental e fio. Mas, você sabia que alguns hábitos alimentares podem prejudicar todos os seus cuidados bucais?

A dentista Carolina Sousa selecionou 11 dicas preciosas que vão ajudar você a manter o sorriso em dia. Confira.

1. Pare de fumar: os fumantes têm três vezes mais chances de desenvolver doença periodontal. Além disso, a recuperação não é tão boa após o tratamento quanto os não fumantes.
2. Deixe o refrigerante diet de lado: mesmo sem açúcar, a versão diet pode prejudicar os dentes brancos, principalmente os compostos à base de cola, já que possuem alto teor de ácido, que enfraquece o esmalte dentário.

Leia também:  Saúde | Os benefícios do pilates na vida de quem pratica essa atividade

3. Tente desestressar: ranger ou apertar os dentes (o que se intensifica se você está estressado) pode causar desgaste excessivo e até rachaduras e lascas dentárias. Se você tem alguns destes sintomas, procure o dentista.
4. Capriche na escovação noturna: durante o sono a temperatura da boca aumenta, a produção da saliva diminui e as bactérias encontram um ambiente ótimo para se proliferarem.

5. Bom hálito: dietas com baixo consumo de carboidratos podem provocar mau hálito. Deve-se evitar, também, alimentos e bebidas ácidos (refrigerantes, cebola, mostarda) ou com conservantes, e jejum prolongado.

6. Beije na boca: quando você beija, as glândulas salivares que ficam embaixo da língua e nas bochechas aumentam o estímulo de salivação. A saliva — que contém água, proteínas e sais minerais — combate a formação de placa bacteriana.

Leia também:  5 trocas saudáveis e gostosas para o café da manhã dos diabéticos

7. Pingue leite no café: ao adicionar leite à xícara de café, você diminui a concentração das substâncias que mancham os dentes. O que viria com 100% de força, agora chega com 90%, 80%, 70%. Logo, quanto mais clarinho, melhor. Experimente esta proporção: um terço de leite para dois de café.

8. Não escove os dentes logo depois da refeição: o ácido corrói o esmalte dental e, se a escova e a pasta entram logo em ação, vão ajudar a destruir ainda mais essa proteção natural. O ideal é esperar de 20 a 30 minutos para fazer a “faxina”.

9. Masque chiclete: prefira as versões sem açúcar, assim as bactérias da boca não são estimuladas. De certa forma, o chiclete ajuda a higienizar a cavidade bucal, porque estimula a salivação. Só fique atento àqueles que prometem clarear o sorriso, pois o resultado é praticamente nulo.

Leia também:  Por que amêndoas ajudam no controle do colesterol

10. Peça um canudinho: o suco de laranja e outros sucos cítricos, como de abacaxi e limão, desgastam o esmalte do dente em mais de 80%. Uma dica para aliviar a acidez é usar um canudinho para empurrar o líquido para a garganta.

11. Faça bochechos: minutos depois de beber refrigerante ou vinho, faça um bochecho com água. Isso vai ajudar a eliminar substâncias ácidas que escurecem seu cartão de visita. Meia hora depois, é claro, a escovação termina o serviço.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.