Agora MT Mato Grosso Presidente da AMM reivindica atendimento de pauta municipalista
MATO GROSSO

Presidente da AMM reivindica atendimento de pauta municipalista

Fonte: Da Redação com Assessoria
VIA

Foto: Vicente de Souza / assessoria
Foto: Vicente de Souza / assessoria

A adoção de medidas que contribuam para o fortalecimento do movimento municipalista e para que os prefeitos tenham mais condições de administrar os municípios foi uma das reivindicações apresentadas  pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, na abertura do 31º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses. O evento, realizado em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa, teve início nesta quinta-feira (22), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O presidente da AMM destacou a importância da votação das propostas de emenda constitucional que estão tramitando no Congresso (PEC 39/2013 e PEC 341/2013) que alteram a participação do FPM dos atuais 23,5% para 25,5% da arrecadação nacional do Imposto sobre Produtos Industrializados e do Imposto de Renda. Isso representaria, em 2014, um aporte de mais de R$ 7,2 bilhões aos cofres municipais, auxiliando, sobretudo, os pequenos e médios municípios, que têm no FPM uma de suas mais importantes fontes de receitas.

Ele lembrou que a medida é fundamental para as prefeituras, que perderam a autonomia financeira para fazer investimentos em setores básicos de atendimento à população. A AMM está se unindo à Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul e de Goiás para pedir o empenho dos parlamentares federais na votação das matérias de interesse de municípios de todo o país. “A AMM defende que o acréscimo do FPM seja repassado aos municípios em uma única parcela para otimizar a aplicação dos recursos e facilitar o planejamento das finanças locais”, assinalou.

Chiquinho defendeu também a revisão do Pacto Federativo, para que os municípios sejam contemplados com mais recursos para atender a crescente demanda de atribuições. Ele também defendeu a revisão da Lei Kandir, que isenta do ICMS os produtos e serviços destinados à exportação. Destacou, ainda, que no próximo dia 28 o Supremo Tribunal Federal deve colocar em votação a redistribuição dos royalties, um assunto de grande importância para os municípios, que esperam contar com a receita para investimentos locais.

Na esfera estadual, Chiquinho lembrou a importância das licitações de convênios pelo governo do estado para que os municípios possam receber os recursos para investimentos em infraestrutura e outros setores.

Ele ressaltou também a relevância da aprovação e sanção da lei que destina 50% dos recursos do Fethab para os municípios, a partir de 2015. Com a medida, as prefeituras passarão a receber cerca de R$ 500 milhões para investimento em estradas e infraestrutura. A lei é de autoria do deputado estadual José Riva.

Os serviços técnicos desenvolvidos pela AMM também foram destacados, como a Central de Projetos, que em 2013 recebeu a visita da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, além da assessoria jurídica, assessoria em comunicação, TV Município, Jornal Oficial, assessoria técnica, assessoria para previdência municipal, consultoria contábil, escritório para atendimento em Brasília, entre outros serviços.

O vice-governador Francisco Daltro, que representou o governador Silval Barbosa na abertura do 31º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, destacou que o estado tem um perfil municipalista e já implementou várias ações para auxiliar os municípios. Ele citou a sanção do projeto de lei que destina 50% dos recursos do Fethab para os municípios.

Daltro destacou também o investimento no ensino superior nos municípios, com a destinação de 2,5% da receita corrente líquida para a Unemat, com o objetivo de expandir o acesso ao ensino superior.

O vice-governador lembrou também que, durante um ano, foi secretário de estado de Cidades e que nesse período percorreu todos os municípios. Ele disse que é importante que prefeitos e primeiras-damas elaborem e apresentem aos governos estadual e federal projetos de desenvolvimento. “O governo do estado apoia projetos que visam o desenvolvimento sustentável nos municípios”, assinalou.

A abertura do Encontro de Prefeitos contou com a presença de prefeitos, prefeitas, do presidente do Tribunal de Contas, Waldir Teis, de deputados federais, estaduais, secretários de estado, representantes das entidades parceiras, como Associação de Primeiras-damas, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sebrae, entre outros.

Programação

O tema do evento é Municípios Fortes, Mato Grosso Sustentável. A programação também inclui o 13º Encontro de Primeiras-damas, a 1ª Expo Mato Grosso, o 5º Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo e o 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular. Nesta sexta-feira (23), o ciclo de palestras terá início as 8 horas.

O Encontro de Primeiras-damas tem o objetivo de informar as gestoras sobre os desafios da administração local frente às mudanças sociais que deverão ocorrer em âmbito estadual e federal em 2014. A 1º Expo Mato Grosso vai apresentar o potencial econômico dos municípios, com espaço reservado para a exposição de produtos de todas as regiões, através dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico.

O Workshop de Secretários, já tradicional na AMM, apresentará cases de sucesso e dará encaminhamento ao debate sobre o desenvolvimento do setor produtivo local, com foco no planejamento e gestão. A programação do 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular terá a presença de convidados sul-americanos e artistas regionais. Além dos shows, haverá um festival gastronômico com comidas típicas locais. A entrada é franca.

A programação inclui palestras, debates e painéis com a participação de representantes dos poderes constituídos. A AMM irá reunir os prefeitos com representantes de ministérios e outros órgãos públicos, para discutir os desafios das administrações municipais frente às mudanças que devem ocorrer em âmbito estadual e federal em 2014.

 

Relacionadas

Ministério Público pede suspensão de show da cantora Manu Bahtidão em cidade de MT

O Ministério Público do Estado de Grosso requereu medida liminar em Ação Civil Pública na Justiça contra o Município de Ribeirão Cascalheira, pedindo a...

Polícia Militar é acionada após mulher ser atingida com golpes de faca pelo companheiro

A Polícia Militar foi acionada na madrugada desde sábado (27) para atender uma ocorrência de violência doméstica em um estabelecimento comercial na BR-163, em...

Integrantes de organização criminosa são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de armas

Dois suspeitos, integrantes de uma organização criminosa, foram presos na noite desta quinta-feira (25) por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de...

Operação Lei Seca resulta na prisão de 11 motoristas e remoção de 44 veículos

A Operação Lei Seca realizada na Avenida Carmindo de Campos, no bairro Grande Terceiro, em Cuiabá, na madrugada deste sábado (27), resultou na prisão...

Segunda creche de período integral é entregue a comunidade

O prefeito José Carlos do Pátio entregou à comunidade nesta sexta-feira (26) a tão aguardada creche de período integral no bairro Maria Amélia. Com capacidade...

Carro capota após ser atingido em cruzamento e motorista fica ferido

Um grave acidente foi registrado na tarde deste sábado (27) no Centro de Tangará da Serra-MT. Segundo informações apuradas pela equipe da TV Vale,...

Dois homens são presos em flagrante com quatro armas de fogo e munições

Dois homens, de 18 e 70 anos, foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, em uma ação da Polícia Militar...

GAP prende dupla por tráfico de drogas na região central de Rondonópolis

Dois homens, de 32 e 43 anos, foram presos pelo Grupo de Apoio (GAP) da Polícia Militar (PM), na noite deste sábado (27), na...

Projeto de Lei pede prisão para tutor que andar com cão sem focinheira

Um projeto de lei apresentado à Câmara dos Deputados quer tornar crime a condução sem focinheira de cães de raças consideradas “potencialmente agressivas”. A...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas