A posição de pilotagem em um carro de Fórmula 1 não é das mais confortáveis. Para uma maior eficiência aerodinâmica, o piloto precisa guiar praticamente deitado em um apertado cockpit. Mas as vésperas do GP da Bélgica deste fim de semana, Fernando Alonso passou por uma experiência ainda mais curiosa no circuito de Spa-Francorchamps.

Em uma ação de um dos patrocinadores da escuderia italiana, o espanhol e seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, pilotaram protótipos da Eco-marathon, competição que desafia estudantes do mundo inteiro a desenhar e construir o carro mais eficiente em termos de economia de combustível. O recorde da maratona de eficiência energética é da equipe Microjoule. O protótipo do time percorrere 3.315 km com 1 litro de gasolina, o equivalente a 473 voltas em Spa.

Leia também:  União e Luve decidem o Estadual Sub-19

Kimi guiou um modelo pequeno, um “UrbanConcept”, cujo chassi pode ser, inclusive, legalizado como carro de rua. Já a experiência de Alonso foi mais radical: um carro de três rodas que batia na altura de seu joelho. O espanhol se espremeu, mas conseguiu entrar no protótipo de pouco mais de 50cm de altura. Junto com outros convidados, a dupla da Ferrari deu uma volta nos 7km do circuito belga. Os protótipos, em média, gastaram apenas 2ml de combustível no percurso. Para termos de comparação, um carro de Fórmula 1 consume cerca de 3 litros por volta.

O GP da Bélgica é válido pela 12ª etapa da temporada 2014 da Fórmula 1. Os treinos livres começam na madrugada desta sexta-feira, às 5h (de Brasília), com transmissão do SporTV. O canal também exibe na íntegra o treino que define o grid de largada, no sábado, às 9h. A TV Globo mostra os momentos decisivos da classificação no sábado, e no domingo transmite a corrida ao vivo e na íntegra. Fique ligado nos horários.

Leia também:  Academia é destaque em competição em Minas Gerais
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.