A prova prática para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aplicada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN-MT) passará por algumas mudanças com o novo sistema de monitoramento.

A 1ª etapa do sistema entra em vigor a partir desta segunda-feira (25), o agendamento da prova será realizado através do site do Detran-MT, por meio dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), para que o candidato acesse a um sistema de biometria e gravação de áudio e vídeo em todos os passos da prova, o que lhe garantirá total transparência na execução.

Com o novo formato, que entra em vigor dia 1º de setembro, todas as provas práticas serão monitoradas eletronicamente com o objetivo de reduzir o número de fraudes e agilizar o trabalho dos examinadores. O sistema já é conhecido em outros estados. O novo procedimento terá um custo de R$ 104.

Leia também:  Mais de 12 mil motoristas ficaram parados na BR-163 por falta de combustível

Com o novo sistema de gestão, as planilhas que eram preenchidas manualmente serão substituídas por tablets onde o examinador terá todas as informações do candidato e lançará online a aprovação ou reprovação durante a execução do exame. Com a exclusão da papelada que antes demorava dias para ser digitada, o candidato receberá imediatamente após o teste a impressão do resultado.

Com o carro totalmente monitorado, as ações do candidato serão registradas em arquivo e, em caso de discordância, poderá ser solicitado através de protocolo ao DETRAN-MT. Essa medida também visa proteger a idoneidade do examinador.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.