Os preparativos para as pessoas que irão trabalhar nas eleições deste ano devem começar no mês de setembro. Tanto na capital como no interior do Estado os encarregados pela preparação da equipe são os chefes de cartório. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) ficou responsável pelo treinamento dos servidores da sede que atuarão como monitores nos cartórios de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Barra do Garças, municípios que necessitarão de apoio devido ao grande número de mesários.

Os chefes de cartórios de zonas eleitorais que trabalharão com urnas biométricas também passaram por um treinamento específico.

Os chefes de cartório ficarão responsáveis pelo treinamento teórico enquanto os demais funcionários dos cartórios eleitorais e servidores da sede do TRE ficarão encarregados da etapa prática.  Na parte teórica será explicado qual o papel do mesário, como proceder em casos de conflito, o passo a passo de cada função e orientação para casos especiais.  Já a prática abrangerá especificamente o funcionamento das urnas.  Cada monitor ficará responsável por 10 a 20 mesários.

Leia também:  Projeto propõe agilizar de forma online recursos contra notificações de trânsito

Em Cuiabá os treinamentos acontecerão no mês de setembro, na Casa da Democracia, anexo ao TRE.  Quinze servidores farão a capacitação de mesários, sendo 10 de cartórios e 5 da sede do Tribunal Regional Eleitoral. É imprescindível que os mesários compareçam ao treinamento, principalmente os que ocupam a função pela primeira vez.  Já em Várzea Grande a preparação terá início ainda no mês de agosto e será realizado na Univag. Serão treinados quinze monitores por dia em Cuiabá e dez em Várzea Grande.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.